Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Projeto de lei quer permitir que locatários transfiram fatura de água para seu nome em Itajaí

Caso aprovado, as faturas poderão ter forma de cobrança alterada para imóveis alugados

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Itajaí um projeto de lei que vai possibilitar a transferência de titularidade da conta de água do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) para o locatário do imóvel, o que ainda não é permitido. O projeto é de autoria do vereador Marcelo Werner (PSC), presidente do Legislativo.

Atualmente, as contas de água são vinculadas diretamente aos proprietários de imóveis e, diferente do que acontece com as faturas de luz, não é possível transferir a fatura para o inquilino. “Conversando com locadores e locatários da nossa cidade, a reclamação foi unânime. Deixar a conta de água no nome do dono do imóvel gera inúmeros transtornos, como esse, por exemplo: alguns locatários desocupam o imóvel e não efetuam o pagamento das faturas, ficando todo o prejuízo por conta do locador”, explica Werner. A ideia do projeto surgiu para evitar situações como essa e também com o objetivo de desburocratizar o processo.

O tema vem sendo bastante discutido entre o vereador e a comunidade. Recentemente, no dia 27 de abril, Werner realizou uma consulta pública com corretores de imóveis e representantes do setor imobiliário de Itajaí para falar sobre o assunto.  A corretora Ângela Simone Luciano esteve presente e gostou da proposta do projeto.

“A gente vem passando por algumas dificuldades, pois, em muitos casos, o inquilino consome a água, não paga a fatura, e a cobrança fica no nome do proprietário. Dessa forma, os locatários não são responsabilizados, por isso esse projeto é de extrema importância para nós! Esperamos que ele seja aprovado o quanto antes”, destaca Ângela.

O projeto nº 55/2022 prevê ainda que, havendo a inadimplência no pagamento das faturas de água, os débitos do locatário do imóvel serão encaminhados para registro no Serviço de Proteção de Crédito (SPC). Confira na íntegra: https://bit.ly/3LUO1io

Posts Relacionados

Projeto fomentará apresentações de estudantes de Música no Mercado Público de Itajaí

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí leva muita cultura para Navegantes a partir desta quinta-feira

Itajaí Shopping inaugura C&A mais moderna de Santa Catarina

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares