Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Projeto de lei quer reconhecer patrimônios do município

Proposições do vereador Cláudio do Jornal pretendem tornar a Festa do Divino e o Dino patrimônios históricos e culturais em Tijucas

Estão em tramitação na Câmara Municipal de Tijucas dois projetos de lei de autoria do vereador Cláudio Eduardo de Souza, o Cláudio o Jornal (PDT), que tratam de aspectos importantes da cultura e da tradição do município. O primeiro, que compartilha autoria com o vereador Fernando Fagundes (MDB), trata do reconhecimento do Dino. O outro, pretende tornar patrimônio histórico e cultural a Festa do Divino Espírito Santo.

De acordo com o vereador Cláudio do Jornal, as pautas relacionadas à área da cultura devem ser mais debatidas por ele a partir deste ano na Câmara Municipal de Vereadores. “Até o momento, muitos dos assuntos relacionados à cultura estavam um pouco em suspensão por conta da pandemia e o nosso gabinete esteve atento a outras prioridades. Mas por viver nossa cidade e reconhecer a importância das nossas tradições, sigo disposto a lutar pela preservação da nossa história e fortalecimento da nossa cultura”, ressalta o vereador.

PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS

A Festa do Divino é, certamente, uma das manifestações culturais mais populares em Tijucas. A festividade tradicional da comunidade católica tem origem no Arquipélago dos Açores, em Portugal, e se espalhou pelo litoral catarinense, com forte colonização açoriana. Tijucas é uma das cidades em que a tradição tem maior representatividade, sendo realizada já há cerca de 130 anos pela Paróquia de São Sebastião.

O projeto que pretende transformar o Dino em patrimônio cultural de Tijucas, por sua vez, foi apresentado em parceria com o vereador Fernando, cujo pai, Nilton Fagundes, o Gordo, foi responsável pela construção da estátua quando prefeito, na década de 1980. Desde então, o monumento se tornou um dos principais cartões-postais de Tijucas, pelo qual a cidade é reconhecida em toda a região.

Os dois projetos foram protocolados na última semana e agora passarão pelo processo legislativo padrão, que inclui a tramitação pelas comissões internas do Poder Legislativo e, depois, por apreciação dos demais vereadores em plenário.

Posts Relacionados

Festival de cerveja acontece neste fim de semana em Itajaí; confira a programação

Itajaí gerou mais de 5 mil vagas de emprego no primeiro trimestre de 2024

Solo de dança a Pequena Monstra chega a Itajaí

Expocentro terá maior usina solar em telhado de Santa Catarina

Campeonato de fisiculturismo deve atrair mais de 3 mil pessoas neste sábado (04) em Santa Catarina

Dia da Entrevista na Karsten disponibiliza mais de 200 vagas de emprego em Indaial

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde