Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto de restauração da Ponte Hercílio Luz é apresentado à comissão que irá acompanhar a obra

Os trabalhos que são realizados na última etapa das obras da Ponte Hercílio Luz foram apresentados na primeira reunião da comissão que foi especialmente montada para acompanhar das obras de restauração e revitalização da estrutura. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28, em Florianópolis.

“A intenção é dar transparência às ações executadas nesta última etapa de obras da ponte até a sua finalização. É necessário unificar as informações para que as entidades representadas nesta comissão acompanhem e possam debater o passo a passo desta tão importante obra de Santa Catarina”, informou o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura, Wanderley Agostini.

A comissão, instituída pelo decreto nº 642, do Governo do Estado, é composta  por representantes do Deinfra, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), pelas associações Catarinense de Engenheiros (Ace), Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Catarinense de Consultores de Obras Públicas (Accop) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC). “Vamos no reunir a cada 30 ou 60 dias, informando as medições e qualquer alteração que ocorra”, explicou o consultor executivo de Infraestrutura do Deinfra, Cleiton Bortoluzzi.

A obra de restauração da Ponte Hercílio Luz está na última etapa e será executada pelo Grupo Teixeira Duarte. O trabalho está orçado em R$ 262,9 milhões, com prazo de execução previsto em 30 meses. O contrato foi assinado em março, e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril.

“Hoje, a última etapa da revitalização está em fase inicial. O grupo está fazendo de montagem do canteiro de obras, que deve estar concluído em cerca de 30 dias. Ainda não conseguimos visualizar a obra porque os funcionários estão se mobilizando e trazendo os equipamentos. Daqui a alguns dias, a comunidade já vai ter a oportunidade de ver a movimentação de homens e mais equipamentos na ponte”, disse Agostini.

O presidente do Crea/SC, Carlos Alberto Kitta Xavier, destacou que a comissão formada dá transparência e credibilidade à execução dos trabalhos. “Entendemos que nós, do meio técnico, estamos aqui para auxiliar o Deinfra nas questões inerentes à estrutura da ponte. Percebemos que o projeto foi muito bem elaborado”, afirmou.

O que será feito na Ponte Hercílio Luz

Durante a reunião, o engenheiro do Grupo Teixeira Duarte, José Luiz Silva, explicou sobre o que será feito na obra para a restauração da ponte. Os trabalhos preparatórios se iniciam com a montagem do canteiro de obras e gruas e com a desmontagem da estrutura existente.

Após essa etapa, serão feitas as instalações de macacos hidráulicos para transferência de cargas. Dentro desta fase, está o estaiamento provisório das torres principais, reforço das fundações dos pilones e torre dos viadutos, reforço do tabuleiro do vão pênsil, montagem de pórticos provisórios para substituição das barras de olhal, instalação de macacos hidráulicos e a transferência de cargas (para estruturas provisórias).

Outra etapa é o reforço da estrutura central da ponte, com a desmontagem de barras de olhal e pendurais, reforço de maciços de ancoragens e fundações, substituições de aparelhos de apoio e selas das torres e reforço da treliça do tabuleiro central do vão pênsil.

Em seguida, a montagem de novas barras de olhal e pendurais, transferência de carga definitiva e desmontagem de macacos hidráulicos. Após, serão feitos as desmontagens de pórticos provisórios e a montagem do novo pavimento. Ainda haverá a desmontagem de torres provisórias de sustentação e do canteiro.

História da Ponte

A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 – entre novembro de 1922 e maio de 1926. A ponte foi oficialmente inaugurada em 13 de maio de 1926 e fechada para o tráfego de veículos pela primeira vez em 22 de janeiro de 1982. Em 1988, foi reaberta somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal e, em 1991, foi novamente interditada a qualquer tipo de tráfego.

Em abril de 2015, tendo em vista a situação emergencial da obra, o Governo do Estado contratou a empresa Empa para a conclusão da etapa da ponte segura. A empresa concluiu a montagem do estrado, na última torre de apoio do vão central da ponte, no dia 4 de outubro, cumprindo o prazo contratual que foi de 180 dias.

Em outubro de 2015, o Governo do Estado liberou a ordem de serviço para a conclusão das treliças da estrutura inferior que fazem a ligação entre os apoios e as torres principais da Ponte Hercílio Luz, trabalho concluído neste mês de março.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)