Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Projeto gaúcho apresenta conquistas no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

Projeto gaúcho apresenta conquistas no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília

Em celebração ao Dia Mundial das Florestas (21/03) e o Dia Mundial da Água (22/03), vale ressaltar ações executadas pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais (IECAM) através do Projeto Ar, Água e Terra: Vida e Cultura Guarani. O Projeto gaúcho está participando do 8º Fórum Mundial da Água – 8º FMA, que acontece em Brasília, entre 17 e 23 de março, e reúne os principais especialistas, gestores e organizações envolvidos com a questão da água no mundo. Com o patrocínio da Petrobras pelo Programa Petrobras Socioambiental, já foi possível conservar e recuperar florestas e corpos d’água em mais de três mil hectares de área em aldeias guarani do Rio Grande do Sul. Resultando na cultivação e plantação de mais de 50 mil mudas de 90 espécies da flora local.

 

Desde 2011, as ações do projeto são realizadas por uma equipe composta de índios e profissionais de diversas áreas, através do viveirismo em terras guarani. A prática do viveirismo é inédita entre os indígenas, ela abrange oficinas de saberes, intercâmbio e plantio de mudas e sementes entre aldeias, mapeamento e gestão sustentável do território e de outras atividades de educação ambiental e etnodesenvolvimento.

[themoneytizer id=”16208-2″]

 

Algumas aldeias localizam-se na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, consideradas áreas prioritárias de conservação e de extrema ou alta importância biológica, como Riozinho, Maquiné, Torres e Palmares do Sul. Floresta e Água são elementos vitais, limitados, pressionados pelas crescentes atividades humanas e naturalmente interdependentes, diante de um quadro de mudanças climáticas mundiais inéditas.

 

A primeira celebração do Dia Mundial das Florestas ocorreu em 21 de março de 1974. A data foi decretada pela Organização da Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos ecossistemas florestais no planeta. O Dia Mundial da Água, celebrado desde 1993, foi recomendada pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Rio 92 ou Eco 92. Desde então, tais celebrações acontecem em todo o mundo.

Posts Relacionados

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas