Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC z.Destaques

Projeto Manobrando encerra com lançamento de vídeo de skate na Barra Sul Food & Park em BC

Na quinta-feira, dia 1º de setembro, os admiradores do skate vão poder conferir o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do “Projeto Manobrando”, patrocinado pela Fundação Cultural por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). O evento de lançamento dos vídeos será na Barra Sul Food & Park, a partir das 19h, em Balneário Camboriú, com entrada aberta ao público. As aulas do Projeto Manobrando iniciaram em abril de 2016 e foram ministradas durante quatro meses de forma gratuita para um grupo de nove skatistas de BC.

O idealizador do projeto, Ramon Bagnara, que também é Presidente da Associação de Skate de Balneário Camboriú (BCSB), conta que este é um projeto cultural e social pioneiro no segmento do skate. “Durante esses quatro meses na oficina, os alunos tiveram aulas de análise de vídeo de skate que foi fundamental para desconstruir o conceito de imagem que eles tinham. Aula de técnica de filmagem, práticas de captação de imagem em que revezávamos as câmeras entre eles para que todos tivessem a experiência de filmar e ser filmado, e as aulas de edição que foram realizadas em dupla, em que cada uma editou uma parte do vídeo que será lançado na festa de conclusão de curso” explica Ramon.

 

Projeto Manobrando encerra com lançamento de vídeo de skate na Barra Sul Food & Park em BC skate na Barra Sul Food & Park em BC

Além de promover o conhecimento básico, o projeto também tinha como objetivo geral produzir esse áudio visual pelos alunos utilizando as técnicas e conceitos aprendidos durante o curso. “Esse projeto é muito mais que um curso de vídeo, pois ele vai além das técnicas de filmagem, edição e configurações de uma câmera. É ver o skate com outra percepção. Nem todos que andam de skate tiveram ou terão essa oportunidade, podendo absorver o conceito cultural do skateboard. Pudera eu 16 anos atrás ter a chance de ter participado de um projeto como esse” revela Ramon.

O estudante João Pedro Cardoso Pereira, 14, anda de skate há mais de três anos e foi um dos participantes do projeto. “Eu sempre gostei de fotografia e de lidar com a câmera, então quando fiquei sabendo do curso eu decidi fazer e foi uma experiência muito boa e importante. Ver a turma toda bem envolvida a cada aula, aprender a filmar, editar e analisar os vídeos junto com meus amigos foi muito legal” conta.

Depois do curso João pretende dar continuidade na rotina de filmagem e edição de vídeos para não perder o conhecimento e ganhar prática com a câmera. “O que eu mais gostei no projeto com certeza foi a parte de edição, trabalhar em cada uma das imagens e ver o resultado no final foi muito maneiro, por isso, pretendo levar essa experiência para a minha vida e talvez futuramente fazer uma faculdade nessa área. Aprendi muito nesses últimos meses, o projeto manobrando é dez” conclui.

Andrei Pereira, 17, também conta sobre a sua participação no projeto. “Vi sobre a oficina no facebook e logo fiquei interessado em fazer porque eu sabia que ali poderia aprender muito mais do que eu já sabia sobre o skate. A experiência foi realmente muito boa, era bem o que eu esperava aprender, a essência do skateboard. Agora pretendo utilizar esse conhecimento e quem sabe no futuro me tornar um vídeo maker profissional” ressalta.

Ramon ainda destaca que o desenvolvimento dos alunos foi maior que as expectativas. “Alguns deles não tinham conhecimento básico de informática e por meio das aulas conseguiram produzir um vídeo de skate editado em software profissional de edição. Acredito que o conhecimento absorvido nas aulas com certeza trará uma nova maneira de ver o skate, enxergá-lo de uma forma cultural. Agora é preciso continuar praticando, mas com o conhecimento que já tiveram nas aulas é possível começarem a produzir seus próprios vídeos de skate ou até buscar se especializar no mercado de audiovisual de modo geral” completa.

Com o sucesso das aulas e a repercussão entre os skatistas da cidade, o número de interessados em participar de uma 2ª edição do projeto é grande. “Conforme o projeto ganhou força e o pessoal foi acompanhando a divulgação das aulas, muitos perguntaram se nas próximas turmas teriam vagas para participar, e ainda mais agora com o resultado positivo acima do que eu esperava me motivou ainda mais a buscar recursos para dar continuidade ao projeto e poder oferecer essa experiência para todos que são apaixonados pelo skate assim como eu” conclui Ramon.

Posts Relacionados

Tratamento para pacientes com Diabetes Tipo 2 não será coberto pelos planos de saúde

Nova alíquota de importação deve impulsionar mercado de brinquedos em 2021

Camboriú empata com Fluminense e leva o título do turno da Segundona de SC

Cambura vence o Juventus e volta para a liderança do Catarinense Série B

Minibasquete e atletismo nessa sexta-feira no JEBEQUINHO

Comemoração dos 40 anos de ginástica na praia foi nessa quinta-feira

Balneário Camboriú sedia Liga SC de Handebol Feminino nesse sábado

Atletas representam Balneário Camboriú na Liga Catarinense de Voleibol nesse domingo

Copa Yokohama de Karatê terá 15 atletas de Balneário Camboriú

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina