Projeto Oficinas terá novidades no segundo semestre

121

Projeto Oficinas terá novidades no segundo semestre

A nova sede do Projeto Oficinas, inaugurada no início do mês de julho, não é a única novidade do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC). Neste semestre, duas oficinas novas estão sendo preparadas para entrarem em ação, uma já em agosto (Jovem Doutor) e outra prevista para iniciar nos próximos meses (Educação Financeira).

Ambas as oficinas têm em comum instigar o interesse de jovens e adolescentes já visando uma educação profissional. A oficina Jovem Doutor, por exemplo, irá trabalhar a iniciação científica com os alunos através de problemáticas reais da comunidade que eles estão inseridos, como cuidados com a saúde, questões a respeito de drogas ilícitas e bullying.

Estudantes do 8º ano de três escolas vão participar do piloto da oficina, que será ministrada no CEM Dona Lili e CEM Médici. Alunos do CEM Alfredo Domingos também vão participar, totalizando 40 alunos participantes. A oficina é uma parceria entre a Faculdade de Medicina da USP, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e Antidrogas (CMDCA e COMAD), Secretaria de Educação de Balneário Camboriú (SEDUC), Rotary (que efetuará a doação de 40 tablets e uma impressora 3D para os trabalhos) e Secretaria de Saúde, que doará camisetas e jalecos para os alunos.

As inscrições para o Jovem Doutor podem ser realizadas no CEM Dona Lili (Rua Fermino Taveira Cruz, nº 219 – Bairro da Barra). Uma reunião com os 20 primeiros alunos a se inscreverem será realizada para definir o dia da semana e horário em que a oficina será realizada. A previsão do início das aulas da oficina será para, no máximo, a segunda quinzena de agosto.

Já a oficina Educação Financeira é um projeto em parceria com a ATOM/AS, que atuará com o auxílio de estagiários juntamente com os professores de informática e será destinada aos alunos do 9º ano em cinco polos: CEM Alfredo Domingos, CEM Vereador Santa, CEM Antônio Lúcio, CEJA e CAIC Ayrton Senna da Silva. Na oficina, serão trabalhadas formas de fazer investimentos e planejamentos financeiros por meio de jogos eletrônicos, promovendo o interesse dos adolescentes ao empreendedorismo.

Vale lembrar que, no último dia 13, foi inaugurada a sede do Projeto Oficinas, que pela primeira vez tem um espaço próprio. A inauguração fez parte do calendário especial de aniversário da cidade e reuniu alunos, professores e autoridades. Ao todo, 16 oficinas e o Ensino de Línguas do Projeto Oficinas serão ministradas no novo espaço, que tem quase 800 m² e foi preparado para receber diariamente até 1400 alunos.

Fora da nova sede, outras 11 oficinas são oferecidas à todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Com essas duas novas oficinas, o CEAC terá um total de 29 atividades realizadas até o início de 2019.

 

MATRÍCULAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

A partir desta quarta-feira (01) até sexta-feira (03) ocorrem as matrículas nas Oficinas que ainda possuírem vagas. Para se matricular é necessário levar cópia do RG e CPF; do comprovante de residência, foto 3×4 e atestado de matrícula da escola que estuda. A matrícula só poderá ser efetuada pelos pais e/ou responsáveis legais.

Na Sede do Projeto Oficinas (Rua Canelinha) são feitas as matrículas paras as oficinas da sede e também dos polos CEM Ariribá, CEM Antônio Lúcio, CEM Vereador Santa e da Praia. No polo da Barra para as oficinas da Barra e do CEM Giovania de Almeida. As Bandas Escolares, que também integram o contraturno escolar, a matrícula é feita com os próprios instrutores nas escolas.

Faça o download da relação dos polos e oficinas aqui.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144