Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Projeto Oficinas terá novidades no segundo semestre

Projeto Oficinas terá novidades no segundo semestre

A nova sede do Projeto Oficinas, inaugurada no início do mês de julho, não é a única novidade do Centro Educacional de Atendimento no Contraturno (CEAC). Neste semestre, duas oficinas novas estão sendo preparadas para entrarem em ação, uma já em agosto (Jovem Doutor) e outra prevista para iniciar nos próximos meses (Educação Financeira).

Ambas as oficinas têm em comum instigar o interesse de jovens e adolescentes já visando uma educação profissional. A oficina Jovem Doutor, por exemplo, irá trabalhar a iniciação científica com os alunos através de problemáticas reais da comunidade que eles estão inseridos, como cuidados com a saúde, questões a respeito de drogas ilícitas e bullying.

Estudantes do 8º ano de três escolas vão participar do piloto da oficina, que será ministrada no CEM Dona Lili e CEM Médici. Alunos do CEM Alfredo Domingos também vão participar, totalizando 40 alunos participantes. A oficina é uma parceria entre a Faculdade de Medicina da USP, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente e Antidrogas (CMDCA e COMAD), Secretaria de Educação de Balneário Camboriú (SEDUC), Rotary (que efetuará a doação de 40 tablets e uma impressora 3D para os trabalhos) e Secretaria de Saúde, que doará camisetas e jalecos para os alunos.

As inscrições para o Jovem Doutor podem ser realizadas no CEM Dona Lili (Rua Fermino Taveira Cruz, nº 219 – Bairro da Barra). Uma reunião com os 20 primeiros alunos a se inscreverem será realizada para definir o dia da semana e horário em que a oficina será realizada. A previsão do início das aulas da oficina será para, no máximo, a segunda quinzena de agosto.

Já a oficina Educação Financeira é um projeto em parceria com a ATOM/AS, que atuará com o auxílio de estagiários juntamente com os professores de informática e será destinada aos alunos do 9º ano em cinco polos: CEM Alfredo Domingos, CEM Vereador Santa, CEM Antônio Lúcio, CEJA e CAIC Ayrton Senna da Silva. Na oficina, serão trabalhadas formas de fazer investimentos e planejamentos financeiros por meio de jogos eletrônicos, promovendo o interesse dos adolescentes ao empreendedorismo.

Vale lembrar que, no último dia 13, foi inaugurada a sede do Projeto Oficinas, que pela primeira vez tem um espaço próprio. A inauguração fez parte do calendário especial de aniversário da cidade e reuniu alunos, professores e autoridades. Ao todo, 16 oficinas e o Ensino de Línguas do Projeto Oficinas serão ministradas no novo espaço, que tem quase 800 m² e foi preparado para receber diariamente até 1400 alunos.

Fora da nova sede, outras 11 oficinas são oferecidas à todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Com essas duas novas oficinas, o CEAC terá um total de 29 atividades realizadas até o início de 2019.

 

MATRÍCULAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

A partir desta quarta-feira (01) até sexta-feira (03) ocorrem as matrículas nas Oficinas que ainda possuírem vagas. Para se matricular é necessário levar cópia do RG e CPF; do comprovante de residência, foto 3×4 e atestado de matrícula da escola que estuda. A matrícula só poderá ser efetuada pelos pais e/ou responsáveis legais.

Na Sede do Projeto Oficinas (Rua Canelinha) são feitas as matrículas paras as oficinas da sede e também dos polos CEM Ariribá, CEM Antônio Lúcio, CEM Vereador Santa e da Praia. No polo da Barra para as oficinas da Barra e do CEM Giovania de Almeida. As Bandas Escolares, que também integram o contraturno escolar, a matrícula é feita com os próprios instrutores nas escolas.

Faça o download da relação dos polos e oficinas aqui.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Camboriú vai sediar o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Abril Azul: Balneário Shopping tem ações inclusivas no mês de conscientização do autismo

O Passeio San Miguel vai fechar?

Grupo Koch celebra 30 anos com jantar especial em Balneário Camboriú

Futevôlei Challenge Cup agita as areias da Praia Central

Secretaria da Pessoa Idosa promove tarde musical nesta sexta-feira

Dia Mundial da Saúde será comemorado com ações na Praça Tamandaré

Últimos dias para se inscrever no curso de boas práticas para manipuladores de alimentos de Camboriú

Projeto da Saúde de Camboriú é selecionado para representar Santa Catarina em evento nacional

Fique por dentro das comemorações dos 140 anos de Camboriú