Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Projeto piloto percorre roteiro turístico no extremo-oeste

Projeto piloto percorre roteiro turístico no extremo-oeste

Está previsto para o mês de dezembro, o lançamento da Rota Turística Caminhos da Fronteira, que tem entre os objetivos demonstrar o potencial turístico do extremo-oeste catarinense. O roteiro, idealizado pelo Sebrae/SC e Ameosc – Associação dos Municípios do Extremo-Oeste, começou a ser planejado em 2015.

Segundo o consultor do Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito, de lá para cá foram realizadas palestras em várias cidades, capacitações empresariais, consultorias e reuniões de trabalho para projetar um roteiro a ser apresentado até o final de 2017. “A partir daí foi construído um roteiro de acordo com os atrativos que poderiam ser visitados, um percurso de dois dias, passando pelos municípios definidos. Realizamos esta rota de forma experimental neste mês de novembro, agora precisamos fazer alguns ajustes e, em seguida, apresentar à comunidade e tornar esse roteiro disponível aos visitantes”, explica o consultor.

A Rota Caminhos da Fronteira, percorrida por representantes dos municípios envolvidos em forma de roteiro piloto, passou por 17 cidades do extremo-oeste, apresentando as atrações de cada uma delas. Foram visitadas as cidades de São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Paraíso, Barra Bonita, São José do Cedro, Guarujá do Sul, Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Anchieta, Descanso, Belmonte, Santa Helena, Tunápolis, Iporã do Oeste, Mondaí, São João do Oeste e Itapiranga.

A representante da cidade de Barra Bonita, Gabriela Guaragni, participou do projeto piloto e disse que o roteiro uniu diversão e conhecimento. “O que mais chama a atenção neste roteiro é a diversidade da nossa região, com potencial tanto pra turismo ecológico, de aventura, quanto rural, histórico ou cultural. Todos os locais tinham atrativos diferentes, o que fez esse roteiro se tornar muito especial”, destacou.

O consultor do Sebrae reforça que o projeto vem sendo desenvolvido justamente para valorizar a cultura, a história e desenvolver economicamente os municípios. “Os efeitos econômicos que o turismo traz aos municípios são muito significativos, já que o turismo impacta em 52 setores da economia”, explica Roni Rodrigues de Brito.

O coordenador regional extremo oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, destaca a importância do projeto, que vem sendo realizado com muito planejamento e preparação. “Com a iniciativa, será possível fortalecer o segmento e promover o desenvolvimento do turismo na região, aproveitando o potencial de cada município. Para isso, buscamos a qualidade e excelência nos serviços prestados, visando, num futuro próximo, que o roteiro se torne um ícone do turismo no Estado de Santa Catarina gerando emprego e renda aos municípios”.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina