Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Projeto Produtor de Água promove melhorias na vida de moradores das margens do Rio Camboriú

Projeto Produtor de Água promove melhorias na vida de moradores das margens do Rio Camboriú

Depois de 30 anos sem luz elétrica, Samuel Cardoso, de 58 anos, conseguiu instalar um sistema de energia para a sua residência, através do auxílio financeiro do projeto Produtor de Água, mantido e executado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa). Conhecido na região como “seu Guigo”, o proprietário rural faz parte do projeto desde de junho de 2018. A primeira parcela do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), permitiu que ele desse entrada em placas solares, e há cinco meses o agricultor desfruta de energia renovável, gerada por meio de painéis que transformam a luz e o calor do sol em energia elétrica.

O projeto Produtor de Água do Rio Camboriú visa a recuperação das áreas de preservação permanente nas margens do Rio Camboriú com benefício a agricultores e como consequência a ampliação de água nos Municípios de Balneário Camboriú e Camboriú.

São 22 proprietários amparados pelo projeto. Eles possuem plantações, vivem do que produzem e são os próprios agentes e fiscalizadores ambientais das suas propriedades.

“São pessoas que normalmente já têm uma consciência ambiental, e sabem da importância das suas ações para a conservação da água. O projeto reconhece proprietários que já passaram a vida toda preservando e cuidando. É um incentivo para que eles continuem conservando”, explicou a engenheira ambiental da Emasa e responsável pelo programa, Rafaela Santos.

O processo é voluntário. Os proprietários se inscrevem e incluem uma parte da sua propriedade como área de conservação ou restauração. As inscrições são feitas através de chamamento publicado pela Emasa. O edital está disponível no site da Autarquia Municipal (www.emasa.com.br) e fica aberto durante todo o ano.

O valor do auxílio é calculado pela área inserida, e a cada seis meses o suporte técnico faz uma vistoria para liberar esse valor. A equipe técnica auxilia o morador com orientações e também faz os serviços de restaurações da região, plantio de mudas, cercamentos, regeneração, adubação e outros apoios necessários para o território.

O projeto conta com o apoio da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e comitê de Gerenciamento Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú e Bacias Contíguas.

____________________
Informações Adicionais:

Emasa
(47) 3261-0000

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024