Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Projeto Produtor de Água promove preservação do Rio Camboriú

Neste 24 de Novembro é celebrado o Dia do Rio, data instituída devido à grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais. Para garantir a qualidade e a quantidade de água, a Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) desenvolve o Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú.

O Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú é uma iniciativa da Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Emasa, em parceria com as seguintes instituições: The Nature Conservancy (TNC), Prefeitura Municipal de Camboriú, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú; Agência Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC); Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM) e Agência Nacional de Águas (ANA). O Projeto foi baseado nos conceitos do Programa Produtor de Água da ANA, sendo a primeira experiência desse modelo de Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Estado de Santa Catarina.

Segundo a diretora técnica da EMASA, Kelli Cristina Dacol, “desde março de 2013, o Projeto Produtor de Água do rio Camboriú vem contratando, por meio da EMASA, proprietários rurais interessados em promover ações de conservação e recuperação em suas propriedades”. Até o momento, 17 propriedades foram contratadas, com área total de 736 hectares. Desses, 432 hectares estão destinados a ações de conservação e restauração ecológica com Pagamento pelos Serviços Ambientais prestados. “Ou seja, 391 hectares de conservação e 41 hectares de restauração”, explica.

Além disso, foram construídos e instalados 5.845 metros de cerca, necessárias em alguns casos para isolar áreas ou plantios que tinham criação de gado nas proximidades. Mais de 11.100 mudas foram plantadas e/ou conduzidas, identificadas com estacas e receberam cerca de 2230 Kg de adubo. “O projeto atua com restauração e recondução natural de vegetação conforme necessidades apontadas no Inventário Florestal de cada área”, completa Kelli.

No momento está aberto o novo edital de chamamento do Produtor de Água, com validade até 7 de Janeiro de 2017, sendo que a área elegível contempla as partes altas das microbacias do Braço e Macacos. De adesão voluntária, prevê o apoio técnico e financeiro à execução de ações de conservação da água e do solo.
Para solicitar visita de um funcionário do projeto ou obter mais informações pelo site www.emasa.com.br/produtordeagua.

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)