Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Projeto PsicoTransitando alerta motoristas sobre os riscos de imprudências ao volante

Projeto PsicoTransitando alerta motoristas sobre os riscos de imprudências ao volante

Na noite desta terça-feira, 15, os alunos de Psicologia da Faculdade Avantis colocaram em prática o projeto PsicoTransitando, com a temática “Por um trânsito mais feliz”. Alusiva à campanha Maio Amarelo, a ação foi realizada nas margens da BR 101. Com o apoio da Policia Rodoviária Federal e dos Agentes de Trânsito de Balneário Camboriú, os acadêmicos da instituição abordaram motoristas com o intuito de conscientizar sobre os perigos no trânsito e como torná-lo mais seguro.

Vestidos e maquiados de branco, os estudantes carregavam placas que alertavam sobre as imprudências ao volante. Durante a ação, foi aplicada uma pesquisa sobre comportamento de risco, como uso do celular, ultrapassagem do sinal fechado e consumo de bebida alcoólica. “Os alunos representavam as inúmeras vidas perdidas em acidentes decorrentes destes comportamentos”, explica a professora de Psicologia da Avantis, Andreia Martins, que coordenou a ação. Ainda de acordo com a docente, o objetivo da dramatização foi mostrar que o trânsito é feito de vidas e atitudes conscientes.

 

De acordo com dados da Policia Rodoviária Federal, desde o início deste ano foram registrados na BR 101, entre os quilômetros que cruzam Balneário Camboriú, 114 acidentes, sendo três com vítimas fatais. O movimento Maio Amarelo tem como objetivo alertar os motoristas sobre estes números através de ações com abordagens educativas. “É importante a participação dos alunos, pois a encenação teatral impacta e faz a comunidade repensar sobre o assunto. Além disso, cada motorista abordado vê que tem mais pessoas envolvidas e não somente os agentes de trânsito e a polícia. Isto dá mais força ao movimento”, destaca Sergio Rafael Melati, chefe de Educação para o Trânsito e Cidadania da Superintendência Regional da PRF em Santa Catarina.

 

João Ferreira da Silva, um dos motoristas abordados pela ação, comenta sobre a iniciativa de conscientização. “É importante alertar cada vez mais os motoristas sobre os riscos. A vida está em primeiro lugar e por isso temos que tomar cuidado redobrado, cuidando da gente e do motorista da frente”, finaliza.

Crédito das fotos: Adriana Schimila

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH