Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Projeto registra memórias de contadores de histórias de Canelinha

Histórias à Moda Velha é uma iniciativa da La Luna Cia. de Teatro e da Cia. Andante que visa a valorização da tradição oral na cultura popular

Houve um tempo em que praticamente toda a experiência humana era repassada pelas gerações através da oralidade. Com a evolução das tecnologias de comunicação, muito dessa tradição tem sido deixada de lado e, se não houver quem se dedique a preservá-la, pode ser relegada ao esquecimento. O projeto Histórias à Moda Velha, da La Luna Cia. de Teatro e da Cia. Andante Produções Artísticas, pretende registrar uma série de causos de personagens da cidade de Canelinha (SC). O lançamento do trabalho será feito através de uma live no dia 23 de novembro (terça-feira), às 19h30, nos canais da La Luna e da Cia. Andante no YouTube.

O foco do projeto é, sobretudo, o universo das narrativas fantásticas. Relatos que envolvem visagens, aparições fantasmagóricas, lobisomens, bruxas. Para coletar essas histórias, foram entrevistadas 15 pessoas do município, principalmente idosos e idosas detentores desses saberes. Entre as personagens entrevistadas estão também algumas benzedeiras, em virtude do interesse da equipe em salvaguardar os conhecimentos relacionados à prática do benzimento e suas histórias de ordem sobrenatural.

A partir dessas entrevistas, registradas em vídeo, o projeto Histórias à Moda Velha vai produzir alguns desdobramentos. Serão lançados três minidocumentários, baseados nas conversas com os contadores e as contadoras de histórias; quatro episódios de podcast de áudio, em que os integrantes do projeto recontam as histórias coletadas durante o trabalho; três exibições online do espetáculo Noite Forrada, da La Luna Cia. de Teatro, para escolas de São João Batista, Tijucas e Canelinha; e, por fim, será realizado o Baile do Verbo, em Canelinha, momento para reconhecer a importância da tradição oral e homenagear os contadores e as contadoras de histórias ouvidos pelo projeto enquanto mestres da cultura popular.

De acordo com uma das integrantes do projeto, a atriz e diretora Jô Fornari, este pode ser um pequeno passo, mas relevante no sentido da preservação de uma parte potente dos saberes da comunidade canelinhense. “É muito importante preservar a oralidade popular presente na cultura local, porque essas histórias tendem a se perder com o tempo já que são as pessoas mais idosas que geralmente as conhecem. Por isso, registrá-las é fundamental, sobretudo em lugares como Canelinha onde há uma profusão dessas narrativas”, afirma.

Histórias à Moda Velha é um projeto desenvolvido em parceria entre a La Luna Cia. de Teatro e a Cia. Andante Produções Artísticas com financiamento pela Secretaria da Diversidade Cultural (SDC) do Governo Federal através do Prêmio Culturas Populares – Edição Teixeirinha (2019).


Serviço:

O quê: Projeto Histórias à Moda Velha;

Quando: Entre 23 de novembro e 16 de dezembro;

Quanto: Programação totalmente gratuita;

Classificação indicativa: Livre.

Ficha técnica:

Produção: La Luna Cia. de Teatro e Cia. Andante Produções Artísticas;

Pesquisa: Amália Leal, Emeli Barossi, Jô Fornari e Pedro Torres;

Registro audiovisual e fotográfico e edição dos minidocumentários: José Victor Pereira;

Produção do podcast: Amália Leal, Emeli Barossi, Jô Fornari e Pedro Torres;

Composição e edição do podcast: Pedro Torres.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados