Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Projeto “Se Toque” cria mamas didáticas em crochê para unidades básicas de saúde e ambulatórios de Blumenau

Para reforçar e conscientizar sobre a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer do câncer de mama, as voluntárias Mariana Tlach Tiepo e Nicoli Martina Testoni, do Rotary Club de Blumenau Fritz Müeller, idealizaram o projeto “Se Toque”, com o apoio do grupo de artesãs voluntárias Agulhas do Bem, da Círculo S/A, Plasvale e outras parcerias.

A proposta é confeccionar mamas didáticas em crochê para que as enfermeiras das unidades básicas de saúde e ambulatórios gerais de Blumenau possam usar como demonstração e orientação visual, servindo como apoio em palestras e também em consultas de enfermagem. “O objetivo é que essa ação seja contínua, contando com adesão de todas as unidades de saúde. Neste mês, queremos intensificar o projeto em alusão ao Outubro Rosa, que reforça a mensagem de prevenção e do diagnóstico precoce”, afirma Elisandra Dall’Agnol, coordenadora de integração assistencial da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde de Blumenau.

O projeto “Se Toque” iniciou em abril deste ano, quando o grupo de artesãs Agulhas do Bem recebeu os produtos doados pela Círculo S/A para a produção das primeiras mamas em crochê.

Cerca de 35 artesãs participaram voluntariamente da confecção das 160 mamas em crochê. “Entregamos um kit contendo duas mamas didáticas (uma normal e outra com alterações simulando nódulos), panfleto plastificado para auxílio de orientação visual, panfletos com orientações sobre o autoexame para entrega às pacientes e uma caixa para armazenamento”, comenta Mariana Tlach Tiepo, uma das idealizadoras do projeto. O kit foi entregue em 64 Unidades de Estratégia Saúde da Família, em sete ambulatórios gerais e no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) de Blumenau.

Cada unidade de saúde é responsável pela programação das palestras informativas. “Estamos no começo do projeto e já percebemos um nível de interesse maior das mulheres pelo assunto e em se autoconhecer e realizar o autoexame. Precisamos cada vez mais desmistificar e mostrar que este é um gesto de cuidado e amor com a nossa saúde. Vale ressaltar que o autoexame não substitui o rastreamento mamográfico e nem serve como diagnóstico, entretanto é de suma importância que a mulher conheça o seu corpo e em caso de evidência de alguma alteração, procure sua unidade de saúde”, esclarece Elisandra.

Por ser um projeto contínuo, a ideia é monitorar para avaliar como e com qual frequência as unidades de saúde estão utilizando essa abordagem de ensino e também observar casos de pacientes que a partir do autoexame tiveram um diagnóstico precoce, que garante chance de cura mais elevada.

O projeto “Se Toque” tem como propósito servir de modelo para que outras entidades possam replicar. “Criamos um site do projeto que reúne todas as informações e também contém um vídeo explicativo com o passo a passo para a confecção das mamas didáticas em crochê para que outras pessoas possam reproduzir essa iniciativa em prol da saúde da mulher”, explica Mariana.

O site oficial do projeto é www.setoque.com.br.  É possível acompanhar as ações desta iniciativa pelas redes sociais seguindo o perfil @setoque.rotary no Instagram e Facebook.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira