Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc z.Destaques

Projeto Show-aula leva música instrumental para escolas de Itajaí

Arnou De Melo Trio

O Arnou De Melo Trio realiza nesta quinta (30/06), três apresentações gratuitas do Projeto Show-aula em escolas municipais de Itajaí. Criada em 2010, a proposta foi pioneira na apresentação de concertos didáticos para estudantes do ensino fundamental em Itajaí e já contemplou mais de 5.000 alunos da Rede Municipal de Ensino. As atividades acontecem às 8h30min na E.B. Antônio Ramos, às 10h30min na E.B. João Paulo II, e às 16 horas na E.B. Padre Pedro Baron, e buscam despertar o interesse dos estudantes para a música de qualidade produzida no Brasil.

Idealizada pelo músico itajaiense Arnou De Melo, a proposta consiste na apresentação didática dos instrumentos, da história dos autores/compositores e dos ritmos, intercalada pelas execuções dos temas Corcovado de Antônio Carlos Jobim, Aquarela do Brasil de Ary Barroso, Lamentos de Pixinguinha, Madalena de Ivan Lins, Leãozinho de Caetano Veloso e Ares de Verão de Carlinhos Niehues, em forma de um pocket show de música instrumental. Arnou De Melo Trio é formado pelos músicos Arnou de Melo (contrabaixos acústico e elétrico), Edilson Forte – Tatu (piano elétrico) e Willian Goe (bateria e percussão).

Nesta edição, as apresentações são fruto da contrapartida do Edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura, que possibilitou ao Arnou De Melo Quarteto a realização de um workshow, seis concertos na Itália e um na Espanha, durante os meses de abril e maio.  Referência da música instrumental, o catarinense Arnou De Melo, foi uma das atrações da 5ª edição do TJF – Torino Jazz Festival, um dos mais importantes festivais de jazz italiano. No Show Monções o público pode conferir o trabalho autoral e instrumental do contrabaixistaArnou De Melo, que estarão no seu próximo CD (em fase de gravação), além de temas de seu primeiro disco, Fantasia.

 

Arnou De Melo Trio

O Trio nasceu da amizade e afinidade entre seus integrantes que desde 2010 tocam juntos, ainda que em diferentes formações, fato que gerou uma cumplicidade musical que vai além dos aspectos técnicos musicais e traz em si as raízes da música brasileira, bem como as influências do jazz e da música latina. Vivendo e respirando os ares do sul do Brasil o grupo criou uma identidade própria, num estilo totalmente brasileiro, mas que deixa transparecer a linguagem do jazz (resultado do estudo da música americana) e da música latina (resultado da convivência com os países sul-americanos).

 

Arnou De Melo é músico contrabaixista, compositor e produtor musical. Formado pelo BIT – Bass Institute of Technology do MI – Musicians Institute de Los Angeles, Califórnia, em 1990, tendo recebido o prêmio de “Outstanding Student of the Year”.

Começou sua carreira profissional aos 17 anos. Participou de grupos de projeção na região sul do Brasil nos anos 80/90, como o 4ª Redenção. Natural de Itajaí, Arnou De Melo dedica sua vida a produção e difusão da música instrumental.

Já tocou com nomes como Luiz Meira, Cláudio Infante, Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo, Cuca Teixeira, Jorginho do Trompete, Toninho Horta, Lupa Santiago, Victor Alcântara, Carlos Ezequiel, Guinha Ramirez, Alessandro Kramer, Robertinho Silva, Téo Lima, Alegre Correa, João Donato.

Em 2009 gravou o seu primeiro CD solo “Fantasia” com composições e arranjos próprios. Participou, em 2010, de turnê com Ana Paula da Silva – Quartett, na Áustria. Acompanhou o músico Luiz Meira, em 2011, em apresentações em Buenos Aires, Argentina. Participou em março de 2012 da Turnê Cordas & Cuerdas, Uruguai e Argentina, a convite da Red Cultural Mercosur. Em 2013 apresentou seu trabalho no Programa Talentos, da TV Câmara, Brasília, transmitido por todo o Brasil. Lançou em 2014 o CD “Soprando Baixo”, em duo com saxofonista Gledison Zabote, com o qual já realizou turnês em Santa Catarina e na Argentina.

Em 2015 apresentou o Concerto Monções na Turnê do Circuito Sesc de Música, em 25 cidades do estado de Santa Catarina. Em 2016 esteve em Turnê na Itália, onde foi um dos convidados do Torino Jazz Festival, e na Espanha.

Willian Goe, baterista, é formado em Licenciatura em Música pela Univali e é Bacharel em Bateria pela mesma Universidade. Natural de Itajaí, é professor de música na Associação Proarte, ministrando aulas de Bateria, Percussão, Violão, Rítmica e Prática de Conjunto. Desenvolve também papel de Educador Musical, onde trabalha com Musicalização Infantil. Atua como produtor musical e baterista em shows e gravações com os principais artistas de Santa Catarina. Além de acompanhar Arnou De Melo, é baterista nos grupos Percusax, Armação Instrumental, Onda Jazz e Trio Americanto e das cantoras Bárbara Damásio e Ana Paula da Silva.

Edilson Forte (Tatu), pianista, é natural de Ourinhos, onde estudou no Studium Instituto Musical e Artístico. Formado em MPB/Jazz, pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos em Tatuí/SP, onde posteriormente lecionou. Participou da Cambanda e do Grupo Mente Clara, em São Paulo. É professor de Piano Popular, Harmonia Funcional e Prática de Conjunto no Conservatório Belas Artes de Joinville desde 2009, e Chefe de Naipe de Cordas e Pianista Popular na Orquestra de Joinville.  Além acompanhar os músicos Arnou De Melo, Bárbara Damásio e Cássio Moura, é integrante dos quartetos “Rio Vermelho”, de Florianópolis, e “Enraizados”, de Joinville.

 

Links para músicas de Arnou De Melo:

 

Até Mais, Calica (Arnou De Melo) –  https://www.youtube.com/watch?v=jC3ZbskahVw

Monções – https://www.youtube.com/watch?v=9GUAfDjFl5A

Ondas da Atalaia – https://www.youtube.com/watch?v=of6HCJtddXU

O Garnizé – https://www.youtube.com/watch?v=BJTHuLHPu34

Coração Leve – https://www.youtube.com/watch?v=BjY75GtzGQE

Nas Pegadas da Vida – https://www.youtube.com/watch?v=zyjw2YyhE38

 

 

 

 

Serviço:

Projeto Show-aula: o descortinar da música no ensino fundamental com Arnou De Melo Trio

Quinta – 30 de Junho

08h30min – Escola Básica Antônio Ramos (Av. Independência, 55 – Cordeiros)

10h30min – Escola Básica João Paulo II (R. Selso Duarte Moreira, 1392 – Loteamento Votorantim – Cordeiros)

16 horas – Escola Básica Padre Pedro Baron (R. Luiz José Medeiros, 259 – Loteamento Jardim Progresso – Cordeiros)

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana