Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Projeto Sindiplasc na Escola coleta mais de 100 kg de tampinhas

Primeira entrega do material ocorreu nesta semana. Iniciativa tem por objetivo sensibilizar sobre a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente e neste ano envolve o Programa Novos Caminhos

O Projeto Sindiplasc na Escola fez a primeira entrega de tampinhas plásticas nesta semana. Foram arrecadados, desde fevereiro, mais de 100 kg de tampinhas pelo Colégio Dom Bosco, de Chapecó. Participaram da ação alunos, pais, professores e colaboradores da instituição. A coleta foi feita pela empresa Alcaplas, de Xanxerê, que faz a destinação correta do material. Com essa ação, a comunidade escolar contribuiu para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa, o consumo de petróleo, de água, de energia elétrica, de resíduo de plástico em aterros e para geração de empregos na cadeia de catadores e cooperativas de reciclagem. A coleta segue até o fim do ano.

            Neste ano o projeto Sindiplasc na Escola inovou no formato. As ações contribuirão com o Programa Novos Caminhos, com a doação de brinquedos. O projeto está na terceira edição e é promovido pelo Sindicato da Indústria do Material Plástico do Oeste Catarinense (Sindiplasc), com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e do Colégio Dom Bosco.

            A iniciativa também conta com a colaboração da Alcaplas, com o programa Tampinha do Bem. De acordo com o empresário Alceu Lorenzon, o objetivo é buscar parcerias entre entidades que já possuem ou pretendem lançar projetos de coletas de tampinhas para arrecadação de fundos para ações beneficentes. “Nossa intenção é incentivar a reciclagem e fomentar ações socioambientais em Santa Catarina”, expôs.

O Sindiplasc na Escola foi criado em 2016. A intenção é formar cidadãos mais conscientes com relação à sustentabilidade, transmitindo informações que permitam identificar que reciclar é muito mais do que simplesmente separar os resíduos. “Cuidar do meio onde vivemos exige de todos nós compromisso. Percebemos a necessidade de despertar o comprometimento desde cedo para uma geração que vai se deparar com situações emergentes no mundo. Por isso, a importância de mobilizar e conscientizar, mostrando as vantagens e os benefícios da reciclagem para que possamos viver em uma sociedade com um ambiente mais equilibrado e ecologicamente correto, com melhor qualidade de vida”, realça o presidente do Sindiplasc, Roger Dos Anjos.

Neste ano, o projeto recebe também a parceria do SESI, SENAI e IEL e integra as atividades de responsabilidade social do Programa Eu Voluntário – iniciativa da FIESC que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento social de Santa Catarina. As entidades estão com pontos de coletas em todas as suas unidades. Os recursos serão revertidos na compra de brinquedos para doar aos serviços de acolhimento atendidos pelo Programa Novos Caminhos.

O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, ressalta que a Federação apoia o projeto devido à importância do investimento na educação e na formação de jovens conscientes. “Estamos oportunizando que eles conheçam a indústria, desenvolvam o espírito empreendedor e os preparando para a vida. Será uma geração que no futuro estará no mercado de trabalho com um olhar para o mundo de forma consciente”, salienta.

O Programa Novos Caminhos iniciou em 2013 e tem a finalidade de qualificar e profissionalizar os adolescentes inseridos em serviços de acolhimento com idade a partir de 14 anos. É uma iniciativa da FIESC, por meio da área de Responsabilidade Social, da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), junto à Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

 

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024