Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC z.Destaques

Propaganda eleitoral nas rádios da região começa dia 26

Campanha eletrônica oficial termina em 29 de setembro

 

Da Região – A campanha eleitoral começou oficialmente na terça-feira (16). Serão 45 dias de campanha até a realização das eleições no dia 2 de outubro. Nas rádios de Balneário Piçarras, Penha e Barra Velha a campanha se inicia no dia 26 de agosto e segue até o dia 29 de setembro.

 

Em Piçarras e Penha, a propaganda eleitoral gratuita será veiculada nas rádios Cultura FM (Piçarras) e Pérola FM (Penha). Uma reunião, marcada para se realizar dia 19 deve definir o tempo que cada candidato a prefeito vai ter durante a campanha eletrônica.

 

Em Barra Velha, a propaganda será veiculada na Rádio Aquarela. Uma reunião na segunda-feira (15) iria definir os detalhes.

 

São duas as espécies de propaganda eleitoral gratuita: em bloco e inserções. Os blocos são reservados às chapas majoritárias (prefeito/vice). A propaganda deve ir ao ar de segunda a sábado, às 7h e às 12h.
Conforme o site do Tribunal Superior Eleitoral, “os canais de rádio e televisão deverão reservar dois blocos de dez minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito, pois a Lei 13.165 acabou com a propaganda eleitoral em bloco para vereador. No rádio, a propaganda será transmitida das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. […] Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador, de segunda a domingo, em um total de 70 minutos diários, distribuídos ao longo da programação entre 5h e 00h.”
O tempo da propaganda será dividido na proporção de 60% para candidatos das chapas majoritárias e 40% para candidatos a vereador.
Ainda conforme o TSE, “O cálculo do tempo a que cada candidato terá direito será feito pelo juiz eleitoral de cada município a partir de 15 de agosto, prazo final para que os partidos registrem seus candidatos na Justiça Eleitoral. A Resolução que disciplina as regras para a propaganda prevê que o juiz deve convocar os partidos e representantes das emissoras de rádio e de televisão para elaborarem um plano de mídia que garanta a todos a participação nos horários de maior e menor audiência.
Cálculos legais
Conforme prevê a Lei das Eleições (9.504/97), a divisão da propaganda será assim: 90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que o partido tenha na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, nos casos de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem. Os outros 10% devem ser distribuídos igualitariamente”.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril