Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Província e cidade chinesas manifestaram interesse em acordos com Santa Catarina

Província e cidade chinesas manifestaram interesse em acordos com Santa Catarina

Os governos da Província de Fujian e da Ilha de Pingtan, no litoral Sul da China, apresentaram nesta segunda e terça-feira, 1° e 2 de agosto, o interesse em firmar acordos de irmanamento com Santa Catarina e com Florianópolis, respectivamente. A proposta foi revelada ao consultor geral da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI), Marcelo Trevisani, que representa o governador Raimundo Colombo na missão à China.

“Santa Catarina e Fujian não são muito diferentes: temos um grande potencial turístico, contamos com muitas belezas naturais, somos parada obrigatória de rotas comerciais marítimas, buscamos a inovação para as nossas cadeias produtivas e, principalmente, estamos abertos para cooperações e parcerias com o mundo”, avaliou Trevisani.

O consultor geral da SAI encontrou com a diretora de Cooperação Internacional do Departamento de Assuntos Internacionais do Governo de Fujian, Sharon Huang, e com o vice-presidente da Associação para Amizade com Países Estrangeiros de Fujian, Chen Chuxin, nesta segunda-feira, na cidade de Fuzhou, capital de Fujian. “Estamos muito felizes com a visita de Santa Catarina e esperamos que seja possível estabelecer um relacionamento amigável entre Fujian e Santa Catarina”, disse Huang.

No encontro, ficaram definidas que a primeira área de cooperação devem ser o intercâmbio de alunos e professores universitários. Segundo Huang, há programas de intercâmbio específicos para estados-irmãos com apoio financeiro. “A cooperação universitária será o ponto de partida para estabelecer esta nova ponte entre Santa Catarina e a China”, definiu Trevisani.

Também serão estimuladas trocas na área de turismo para divulgação dos roteiros turísticos de cada lado e parcerias em artes, como música, e esportivas, com foco na difusão do futebol em Fujian.

Os contatos com a Província de Fujian para cooperação e irmanamento começaram a partir da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assuntos Internacionais, e da Universidade do Vale do Itajaí, por meio do Escritório de Relações Internacionais. A parceria foi estabelecida em 2016.

 

Neste terça-feira, a equipe da SAI visitou a Ilha de Pingtan, também em Fujian, onde se reuniu com as autoridades locais. No encontro, o prefeito e diretor-geral do Comitê Administrativo da Zona Piloto de Pingtan, Wenyao Lin, e a secretaria adjunta do Comitê de Trabalho do Partido Comunista da China em Pingtan, apresentaram o interesse em firmar um acordo de irmanamento com Florianopolis.

Segundo os chineses, as duas cidades são ilhas com potencial para o turismo. Desde 2011, governo da China e da Província de Fujian colocam em prática um projeto para transformar a Ilha em um importante entreposto comercial e um destino de lazer internacional de classe mundial a partir da introdução da Zona Piloto Abrangente de Pingtan, um projeto experimental de abertura da região para o mundo.

Em 2014, foi adicionado ao projeto a Zona Piloto de Livre Comércio de Pingtan e, em 2016, o governo chinês aprovou o Plano de Turismo Internacional de Pingtan. Com isso, a região acelera a busca do reconhecimento como destino turístico em todo o mundo.

Um das proposta das cooperações com Florianópolis é a difusão de informações entre as agências de turismo dos dois lados. Este será um dos primeiros passos. “Acredito que a fusão das culturas, conhecimentos, comércio e turismo irá expandir a cooperação de Pingtan com Santa Catarina e Florianópolis”, avaliou Jiangling Lin. “Há muito potencial na parceria entre nós e devemos nos esforçar para promover cooperações produtivas com benefícios mútuos”, concluiu o prefeito Wenyao Lin.

No retorno da equipe, a Secretaria de Assuntos Internacionais apresentará ao prefeito da Capital, Gean Loureiro, o projeto turístico de Pingtan e levará a proposta de irmanamento e cooperações com Florianópolis. “Vamos começar a escrever esse história em conjunto quando retornamos ao Brasil”, disse o consultor geral da SAI.

Fonte:Governo do Estado de Santa Catarina

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)