Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Psicanalistas oferecem atendimento gratuito aos afetados pela Covid-19 em Santa Catarina

Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, por meio da Federação Brasileira de Psicanálise, adere ao projeto “Solidariedade Social – SOS Brasil” que promove rede de apoio virtual aos vitimados pela pandemia no Sul do País

A região Sul do Brasil, bem como outras partes do país, vem travando batalhas diárias contra a pandemia de Covid-19. Com risco iminente de entrar na terceira onda, o estado de Santa Catarina vem enfrentando a saturação no sistema de saúde e um cenário com muitas mortes, o que ocasiona um intenso sofrimento psíquico às comunidades.

“Solidarizada com o dramático panorama da doença no país, que já vitimou mais de 450 mil pessoas, e diante da valiosa experiência adquirida com o projeto ‘Rede SBPSP: escuta psicanalítica em tempos de crise’, promovido em 2020, a SBPSP mantém o espírito de colaboração efetiva a esta iniciativa e, por meio da Diretoria de Atendimento à Comunidade – DAC, aderiu ao projeto de âmbito nacional ‘Solidariedade Social – SOS Brasil: sofrimento psíquico de bebês, crianças e adolescentes’, que teve início Manaus, que já foi epicentro da doença no País, e agora se expande para a região Sul’, esclarece Carmen C. Mion, diretora presidente da entidade.

O programa é concebido e organizado por um grupo de psicanalistas de diferentes Sociedades, Grupos de Estudo e Núcleos da Federação Brasileira de Psicanálise – Febrapsi.

Sob a coordenação da psicanalista Alicia Beatriz Dorado de Lisondo, da SBPSP, e apoio da área de Infância e Adolescência da Febrapsi, foi criada uma comissão destinada ao atendimento gratuito a bebês, crianças e adolescentes em sofrimento psíquico, filhos de pais gravemente doentes, internados ou já falecidos devido à Covid-19 nos três estados da região Sul. O Solidariedade Social – SOS Brasil também é destinado a cuidadores, educadores, famílias acolhedoras, profissionais do Judiciário, da Saúde, e demais responsáveis por essas vidas neste contexto emergencial.

– O projeto tem o objetivo de oferecer atendimento emergencial diante das reações de pânico, angústias e terrores que a pandemia vem provocando. São trágicas as consequências, pelo número de pessoas falecidas sem as necessárias despedidas e rituais para elaborar o luto, pelo grande número de doentes, pela saturação do sistema de saúde e pelos bebês, crianças e adolescentes que ficaram órfãos em meio a uma crítica situação social, política, educacional, sanitária e econômica – explica Alicia de Lisondo.

O atendimento é gratuito, 100% digital e dividido em quatro eixos: eixo 1 – gestantes e bebês de 0 a 3 anos com suas famílias; eixo 2 – crianças de 3 a 11 anos com suas famílias; eixo 3 – adolescentes e jovens de 11 a 21 anos e eixo 4 – adultos que atendam a infância (familiares, em escolas, creches, abrigos, no judiciário ou no serviço de saúde).

Serão realizadas entrevistas com psicanalistas membros de sociedades e grupos federados à Febrapsi que tenham formação específica e, a depender do quadro, os pacientes poderão ser encaminhados a outros serviços de atendimento psicanalítico e interdisciplinar com pediatras, fonoaudiólogos, osteopatas, psicomotricistas, enfermeiros especializados em aleitamento materno, terapeutas ocupacionais e psiquiatras voluntários.

Interessados em receber o atendimento, bem como responsáveis por bebês, crianças e adolescentes, devem entrar em contato por mensagem de texto ou de voz pelo número (53) 98104-0202. As pessoas serão encaminhadas a um psicanalista, que combina a forma de atendimento mais apropriada (WhatsApp ou celular).

Posts Relacionados

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil