Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Psicóloga gaúcha explica novas normas de segurança e saúde no trabalho

Novas medidas de segurança e saúde no trabalho entram em vigor e vislumbram futuro com mais proteção à saúde mental do colaborador
Primeira e única norma internacional de SSO criada com objetivo de reduzir riscos psicossociais e salvar vidas, a ISO 45003 promete impactar o futuro do trabalho

Com grande parte da população já vacinada com pelo menos a primeira dose, muitas instituições já se preparam para retornar ao modelo presencial ou híbrido de trabalho. Com o mercado totalmente reformulado e bem distante do que há dois anos, as pautas de saúde mental e ocupacional foram centralizadas e dificilmente sairão do centro das discussões. Diante deste cenário, a pergunta que fica é: Como as empresas vão gerenciar as questões psicossociais durante a volta? Pensando nisso, a nova ISO 45003, que já está em vigor, traz um novo padrão de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, e é a primeira e única norma internacional de SSO, que apresenta medidas de segurança e saúde com proteção ao colaborador no que tange aos riscos psicossociais.

A nova norma contém boas práticas acordadas em todo o mundo e fornece orientações úteis e uma estrutura para reduzir riscos relacionados ao trabalho, que protege a saúde e aumenta a segurança nas rotinas trabalhistas. De acordo com a psicóloga, CEO e fundadora da Bee Touch, mental healthtech que mensura riscos relacionados à saúde mental e ocupacional por meio da tecnologia, as empresas têm, tradicionalmente, considerado a saúde no local de trabalho a partir de uma perspectiva de segurança, apenas. “Para se ter uma abordagem completa, as empresas devem também considerar os aspectos psicossociais previstos na nova ISO, que são fatores que geram vulnerabilidade ao adoecimento mental dos trabalhadores. As causas são ligadas à otimização do tempo, à estrutura organizacional e às tarefas. Por exemplo, pressão por prazos, falta de autonomia, abuso moral, papéis e atribuições mal definidas, ausência de uma transparência, conflitos internos, preconceitos, ambiente competitivo e pouco cooperativo e falta de plano de carreira”, relata a Dra. Ana Carolina Peuker.

Além disso, a falta de um diagnóstico adequado em relação aos riscos psicossociais podem ocasionar consequências importantes. Uma pesquisa realizada na Finlândia com os dados de 62 mil trabalhadores que usaram o seguro social devido a licença saúde por transtorno mental revela que as empresas que não ofereciam consultas com um psicólogo para os seus colaboradores, perdia 20 dias, em média, por empregado afastado. Em compensação, as que investiam em estratégias preventivas, esse tempo diminuiu para 11 dias. A depressão, por exemplo, pode afastar um funcionário de 60 dias por até dois anos; e dados estimam que no Brasil, 3,5% do PIB é perdido com custos relacionados a problemas psicossociais no trabalho, o que significa um sério impacto negativo na economia que poderia ser evitado.

“Um dos aspectos mais importantes do adequado rastreio dos riscos psicossociais é a adoção de uma perspectiva preventiva e a proteção contra eventos traumáticos no trabalho. Um ambiente de trabalho mentalmente seguro contribui para a sustentabilidade dos negócios, uma vez que os resultados organizacionais dependem de pessoas saudáveis tanto física, quanto emocionalmente”, relata a especialista. Entre outras consequências dos riscos psicossociais para a organização, estão maiores taxas de absenteísmo, presenteísmo, diminuição da produção, aumento da rotatividade (turnover), aposentadoria precoce e de acidentes de trabalho.

Detectando riscos psicossociais nas empresas

Como alternativa, a tecnologia já tem medidas favoráveis para detectar precocemente potenciais riscos e identificar os colaboradores que podem estar em risco, seja por motivos relacionados ao trabalho, vida pessoal, familiar, e de forma sigilosa. É esse o trabalho da mental healthtech Bee Touch, que defende que essas avaliações são parte integrante de um bom plano de gestão de saúde e segurança ocupacional.

Com a ferramenta AVAX Psi, primeira plataforma digital de avaliação psicológica do Brasil que rastreia riscos de saúde mental e analisa os resultados a partir de uma metodologia proprietária, é possível gerar mapeamentos digitais de saúde mental, análises preditivas e rastreabilidade do risco psicossocial em grandes corporações. “Essa gestão auxilia a criar consciência dos riscos e suas potenciais consequências, identificar quem pode estar em risco e determinar se as medidas de controle existentes são adequadas ou se algo mais deve ser feito, a partir de uma análise crítica das causas raiz, isso pode prevenir agravos à saúde e/ou doenças”, explica a CEO.

O dever mais que imediato de que as empresas se adequem a nova ISO 45003 é um alerta acentuado pela pandemia, de que as relações de trabalho encontram-se defasadas, e necessariamente devem ser transformadas, esse é o futuro do trabalho: mais saúde mental e segurança psicológica para os trabalhadores e custo-efetividade para as empresas.

Sobre a Bee Touch:
A Bee Touch é uma Digital Health Startup criada pela psicóloga, professora e pesquisadora, doutora em Psicologia, Ana Carolina Peuker, a psicóloga, especialista em psicologia clínica com ênfase em psicoterapia comportamental, doutora em Ciências Médicas Sibele Faller e o cientista da computação, Felipe Scuciatto que desenvolveram juntos, soluções disruptivas em saúde mental como a Avax Psi, primeira plataforma digital de avaliações psicológicas a partir de data science do Brasil. Acesse beetouch.com.br e avaxpsi.com.br e saiba mais.

Posts Relacionados

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito

New Balance 42K Porto Alegre reunirá corredores da elite nacional em busca de recorde e premiação

Parceria entre Tecpar e Detran fortalece segurança viária nos municípios