Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Psicóloga Renata Scheide fala sobre a relação entre depressão e suicídio

A profissional enfatiza a importância do diálogo para as pessoas que tem pensamentos suicidas.

No Brasil, segundo pesquisas mais recentes, a cada 45 minutos uma pessoa se suicida, sendo que de cada dez mortes, nove podem ser evitadas. As pesquisas revelam ainda que 66% das pessoas conhecem alguém que tem depressão, que é a principal causa do suicídio. Além disso, a Organização Mundial da Saúde- OMS, aponta que o suicídio é a segunda principal causa de mortes de jovens com idade entre 15 e 29 anos, no mundo.

A campanha mundial Setembro Amarelo foi criada em 2015 por entidades que prezam pela valorização da vida. O objetivo é a prevenção do suicídio por meio da comunicação, do compartilhamento de informações e da importância da ajuda profissional.

 Renata Scheide destaca que a prevenção ao suicídio pode vir da conversa e da ajuda sem julgamentos. Ela afirma que inúmeras situações podem ser evitadas quando dedicamos um tempo para o autoconhecimento.

“Prestar atenção em si mesmo e em quem está à nossa volta é um dos primeiros passos para prevenção ao suicídio. Assim, é possível identificar o que nos incomoda e nos machuca e também ajudar aqueles que estão precisando. Além disso, conversar com um amigo, um profissional ou com os voluntários do CVV pode abrir a nossa mente para a solução de problemas e dores que na nossa cabeça são insuportáveis”, afirma.

 A psicóloga Renata Stulp Scheide alerta ainda que um importante passo para ajudarmos a nós mesmos e aos outros seria fazer uma diferenciação entre a “pulsão de morte” – termo designado por Freud para os pensamentos corriqueiros sobre a morte – e o pensamento suicida.

De acordo com filósofo, a pulsão de morte é um impulso de pensar em morte como um alívio, já o “pensamento suicida”, seria o desejo de tirar a própria vida ou a dor do viver.

“Pessoas com pensamento suicida vivem os três “is”, ou seja, imaginam que a dor que sentem é impossível, interminável e insuportável. No entanto, trata-se de uma visão distorcida da realidade”, explica a psicóloga.

Durante o mês de setembro, a psicóloga tem apresentado em sua conta no Instagram @psicologarenatas alguns temas relacionados à prevenção ao suicídio com dicas e alertas sobre o quão importante é observar a saúde mental e estar atento as pessoas que fazem parte da sua vida. Vale à pena conferir!

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024