Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Psicopedagoga alerta para a influência dos Youtubers em crianças e adolescentes

Psicopedagoga alerta para a influência dos Youtubers em crianças e adolescentes

As novas gerações já nascem na era da tecnologia. Por isso, é cada vez maior a participação de crianças e adolescentes interagindo no mundo virtual. E vendo o número crescente deste público conectado à internet, é que a psicopedagoga e palestrante Ana Regina Caminha Braga, dá um alerta aos pais, que é preciso cuidado com o tempo e monitoramento na qualidade do conteúdo consumido, pois os Youtubers podem sim influenciar no comportamento desse público, negativamente.

Segundo a educadora, o youtube é um canal benéfico quando utilizado adequadamente para pesquisa e entretenimento. Os adultos sabem o que pode ou não ser consumido, mas as crianças e os jovens não tem esse mesmo discernimento, e se mal orientados, esse conteúdo digital pode ser inadequado, incentivando, por exemplo, o vício em tecnologia, o consumismo exagerado, a realização de experimentos perigosos ou ainda estimular comportamentos e linguagens que não são para a idade. “Quando falamos de crianças e adolescentes, conversamos sobre seres humanos em formação cognitiva e de personalidade. E os Youtubers, por sua vez, expõem muitas temáticas de interesse desse público em formação, mas que precisam de limites, diálogos, orientações e acompanhamentos do adulto para que não seja influenciado de maneira negativa, refletindo em seus comportamentos”.

Limite é base de tudo comenta Ana Regina. Ela afirma ainda que os responsáveis devem ter claro quais são os valores e atitudes esperadas dos filhos quanto à utilização da internet. O diálogo e a assistência são fundamentais. Também é preciso limitar horários de acesso, fiscalizar todas as páginas, os vídeos, e deixar uma lista do que pode ser visto e do que não pode. “A geração Y tem uma aderência a tecnologia pela facilidade com os eletrônicos, entretanto ela não deve interferir nos limites existentes. A educação deve ser a mesma sempre, pautada nos valores éticos de respeito a si e ao outro, respeitando tempo, ritmo, tarefas e obrigações. A conectividade não pode atrapalhar a produtividade do ser humano”.

Ela ressalta ainda que nada em excesso traz benefícios e quando o assunto é o uso da internet, não poderia ser diferente.  “O uso da tecnologia é necessário, mas utilizá-la de maneira consciente para estudos e para entretenimento, mas sempre com moderação.  O tempo indicado seria no máximo de 2 horas, fracionadas ao longo do dia”. A especialista alerta ainda, que o uso exagerado dessa plataforma pode comprometer a produtividade e seu desenvolvimento cognitivo.

E para finalizar, a educadora comenta que os responsáveis devem lembrar sempre da sua função e do seu papel como orientadores dos filhos. “Os pais são as peças fundamentais para o desenvolvimento sadio cognitivo, afetivo e social da criança, adolescente e futuro adulto”.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira