Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Psicopedagoga explica como o carnaval estimula a criatividade das crianças

Psicopedagoga explica como o carnaval estimula a criatividade das crianças

Confira dicas de como aproveitar a folia para despertar o lado mais criativo do pequenos

O carnaval é uma das festas mais aguardadas pelos adultos. Mas também é uma ótima oportunidade de diversão e de incentivo à criatividade das crianças. A folia, quando bem aproveitada, torna-se importante instrumento de socialização para os pequenos e estimula a imaginação a partir das fantasias, cores e adereços.

– É uma época propícia para as crianças imaginarem um mundo de fantasias e isso é bastante positivo, pois pode contribuir para torná-las adolescentes e adultos criativos e com raciocínio mais rápido – explica a psicopedagoga Lorena Nolasco, à frente do Espaço Sotopi, em Florianópolis.

Muito antes de cair nos blocos e bailinhos por aí, pais e filhos podem estabelecer uma relevante e poderosa conexão durante a confecção das fantasias e na escolha dos acessórios.

– É muito positivo esse momento de interação entre adultos e crianças. Compartilhar ideias para as fantasias, soltar a imaginação e produzi-las juntos é muito saudável para ambos os lados. Isso ajuda a criar uma atmosfera festiva e lúdica, que é a característica do carnaval – destaca a psicopedagoga.

Falar sobre a importância do carnaval enquanto manifestação cultural  brasileira é interessante para a construção da noção de identidade e pertencimento nas crianças.

–  É interessante explicar os costumes dos diferentes países. Dizer o que faz parte da nossa cultura estimula a aprendizagem e o interesse pelos símbolos que caracterizam o Brasil. Explicar que o Halloween, por exemplo, surgiu nos Estados Unidos, que a Oktoberfest tem origem na Alemanha e etc, ajuda no despertar da curiosidade e estimula a busca por informações – completa ela.

Os instrumentos e as marchinhas de carnaval também aguçam o interesse das crianças pela música, que favorece, entre outras coisas, o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, do respeito ao próximo, da socialização e da afetividade.

– Como as marchinhas de carnaval tem a característica de serem repetitivas, elas ajudam a fixar a silabação e estimulam, principalmente as crianças pequenas, a falarem. Além disso, despertam o interesse dos pequenos pela música, que é um dos maiores estímulos que o cérebro pode receber. No entanto, deve-se tomar cuidado com ambientes com som muito alto, pois isso pode provocar irritabilidade e prejudicar o sistema auditivo das crianças – completa a especialista.

Cuidados durante a folia

Dica importante para aproveitar a folia é escolher blocos e bailinhos propícios para a faixa etária.

– São comuns bailes infantis nos clubes, escolas e até nas ruas. Com foco no bem-estar das crianças, esses espaços têm mais atividades, brincadeiras e propostas lúdicas do que os blocos maiores, feitos para os adultos. É importante avaliar com cautela onde se divertir com os pequenos para evitar acidentes e outros problemas – complementa a psicopedagoga.

Embora tenha o intuito de divertir e entreter, a folia também pode ser fonte de conversas mais sérias. Assuntos como álcool, drogas e sexualidade, considerados delicados por muitos pais, sobretudo de crianças maiores e adolescentes, podem surgir durante as festas. E, segundo Lorena, é importante que os adultos estejam preparados para falar a respeito.

– É legal deixar claro que o carnaval existe para as pessoas se divertirem. Mas também é fundamental transmitir noções de cuidado, responsabilidade e respeito às diferenças durante a diversão. Perguntas sobre o consumo de álcool, sobre questões de gênero e homoafetividade podem aparecer. E é importante que se abra uma plataforma de conversa sobre esses temas que, obviamente, vão depender dos valores, crenças e do grau de informação das famílias – destaca Lorena.

Para finalizar, é importante que os pais estejam atentos a cuidados imprescindíveis para a saúde e o bem-estar infantil durante as festas carnavalescas.

–  Beber líquidos como água e sucos é essencial para a hidratação. É fundamental ingerir alimentos leves e nutritivos para uma boa nutrição durante a folia. Escolher ou confeccionar fantasias que permitam a liberdade de movimento das crianças, que não as incomodem ou ofereça riscos de queda está entre as dicas. Observar se brinquedos ou acessórios como sprays de espuma têm substâncias tóxicas ou que podem provocar alergias e ardência na pele também devem entrar na lista de cuidados – encerra a especialista.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira