Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Psoríase Brasil realiza Campanha do Dia Mundial em Porto Alegre

Psoríase Brasil realiza Campanha do Dia Mundial em Porto Alegre

A Associação de Pacientes tem o apoio da Câmara Mucipal de Porto Alegre para ações de conscientização sobre a doença

 

Dia 29 de outubro comemora-se internacinalmente o Dia Mundial da Psoríase. A Psoríase Brasil, associação sem fins lucrativos, realiza ações em todo o Brasil para conscientizar a população sobre a doença. Em Porto Alegre, os pacientes tem o apoio da Câmara Municipal de Vereadores pela Frente Parlamentar pela Psoríase e Artite Psoriásica, instalada em junho deste ano pelo vereador José Freitas. Quem passa pela Câmara à noite, pode ver a a luz verde que a ilumina em alusão à causa. Além disso, dia 22 de outubro será inaugurada a exposição “Um panorama sobre a Psoríase” na qual 10 paineis instalados no saguão da Câmara apresentam dados sobre a doença, indicações da Organização Mundial da Saúde, quem é a Psoríase Brasil e a Campanha do Dia Mundial da Psoríase 2018.

 

Na data do Dia Mundial da Psoríase, 29/10, haverá ações na Câmara Municipal de Porto Alegre. Durante todo o dia serão distribuídos materiais informativos sobre a psoríase e as doenças que podem ser ocasionadas por ela, as comorbidades. À tarde, às 14h, a presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima, falará na Tribuna Popular da Câmara. Logo, o vereador e presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase e Artrite Psoriásica, José Freitas, comentará o trabalho que a Casa está buscando fazer no município, como a criação da Lei que estabelece a criação da Rede de Atenção aos Pacientes com Psoríase (Lei Municipal 12.247), que busca uma rede de atenção multidisciplinar aos pacientes, entre outros.

 

O Dia Mundial da Psoríase foi determinada em 2014 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o trabalho pelos pacientes e a busca de políticas públicas para o diagnóstico e o tratamento à doença, que atinge cerca de 125 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que, no Brasil, ao menos 2% da população padeçam com a doença. O mote da Campanha do Dia Mundial da Psoríase 2018 é alertar sobre as comorbidades geradas pela doença. Pessoas com psoríase têm maior risco de desenvolver artrite psoriásica, doenças cardiovasculares, doenças inflamatórias intestinais, diabetes, obesidade, além de outras patologias. Dados apontam que 30% dos pacientes com psoríase são diagnosticados com artrite psoriásica e têm 43% mais chances de apresentar acidente vascular cerebral, além de outras estatísticas de comorbidades severas. Portanto, ao se tratar a psoríase, não se previne apenas as manifestações apresentadas na pele, mas também se diminui o risco de desenvolvimento de doenças graves associadas a ela.

 

Além das ações em Porto Alegre, outras cidades brasileiras, como Esteio (RS), Vale do Rio Pardo (RS), Brasília (DF), Recife (PE), Maringá (PR), São Paulo (SP), entre outras, terão atividades. A Psoríase Brasil também tem agenda marcada em Brasília para a Campanha do Dia Mundial 2018. A ação será no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional, dias 07 e 08 de novembro. Na ocasião, a equipe vai conversar com o público, distribuir materiais informativos e projetar dados em telão instalado no local. Na capital federal, a Psoríase Brasil também realiza ocafé da manhã com membros das Frentes Parlamentares do Congresso Nacional (DF), de Porto Alegre (RS) e de Esteio (RS). Este ano, devido ao período eleitoral, a Campanha em Brasília foi postergada para novembro.

 

Entre as últimas conquistas da Psoríase Brasil e das Frentes Parlamentares está a sugestão de inclusão de medicamentos biológicos no atendimento pelo SUS. A definição da CONITEC saiu neste mês e foi um trabalho árduo de advocacy junto ao Ministério da Saúde, uma vez que são medicamentos de última geração e pelo alto custo havia resistência do poder público de incluí-los no protocolo de tratamento da doença.

 

Sugestão de fontes:

 

Gládis Lima – Presidente da Psoríase Brasil

José Freitas – Vereador de Porto Alegre e Presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase e Artrite Psoriásica

Dr. André Carvalho

Dra. Lia Dantas

 

Médicos do Comitê Científico da Psoríase Brasil:

 

Dr. André Vicente Esteves de Carvalho, Dr. Marcelo Arnone, Dr. Paulo Oldani Felix, Dra. Claudia Maia.

 

Assessoria de Imprensa Psoríase Brasil – Dixon Comunicação

 

Ana Paula Dixon – dixoncomunica@gmail.com – 51-981423237

Raysa Guagliardo – dixoncomunica.imprensa@gmail.com – 51-99320-2263

Andressa Riquelme – andressariquelme@gmail.com – 51-999152562

Posts Relacionados

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas