Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Público de Brusque e região prestigia palestra com Walter Rodrigues

Público de Brusque e região prestigia palestra com Walter Rodrigues

270 pessoas marcaram presença no evento promovido pela AmpeBr, sobre Inspirações 2020/II

Conhecer melhor o processo criativo do salão de design e inovação de materiais Inspiramais, bem como a metodologia usada pelo mesmo, através da pirâmide de desenvolvimento de produtos, além das inovações e referências para a indústria e as principais tendências no varejo internacional em matérias-primas, para o segundo semestre de 2020. Assim foi marcada a ‘Palestra de Inspirações 2020/II’, com designer e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues, na noite de segunda-feira, 5 de agosto, no Cine Gracher Havan.

O evento, realizado pela Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), em parceria com o Sebrae/SC e com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), reuniu 270 pessoas de Brusque e região.

Em alta

Na oportunidade foram apresentadas as apostas do Núcleo de Design do Inspiramais, com inspirações e referências para o segundo semestre da temporada 2020, em cartela de cores, estampas, texturas, tecidos, cortes, modelagens, referências, entre outras, voltadas ao setor de confecção.

O público também pode conhecer melhor o conceito ‘zen’, tema principal da edição de junho do Inspiramais, que trouxe a reflexão sobre o ser humano, em ‘estar presente’, o bem-estar, o consumo consciente, e as escolhas responsáveis.

Segundo Rodrigues, a moda hoje é a quarta indústria mais poluidora do mundo e cada vez mais é necessário ter uma consciência dessa questão, em prol do futuro, onde as empresas possam estabelecer uma nova meta, em como irão produzir e ao mesmo tempo cuidar do lugar em que se vive.

Em relação ao assunto, e em especial ao consumo consciente, o designer também ressaltou a importância do papel das marcas e em especial dos designers e empresários, que cada vez mais devem se preocupar com os impactos gerados no meio ambiente em cada um dos processos de criação de um produto. “Hoje podemos considerar o lixo como um erro de design. E se esse erro é de design, é porque o designer errou. Ou seja, quando estou projetando uma peça, tenho que pensar quanto de resíduo isso está gerando, quanto que a embalagem do produto vai gerar, em cada processo. No Brasil não pensamos tanto nisso, mas é um caminho sem volta. Temos um público cada vez mais consciente, mais interessado, as lojas estão vendendo menos, os brechós estão vendendo mais, existe um movimento que está acontecendo e irá impactar essa visão, e precisamos estar preparados”, ressaltou.

Direcionamento

Outro aspecto apresentado pelo designer foi em relação a busca por informações direcionadas, atualizadas e contextualizadas, que possam contribuir para todo o processo de criação de um produto, mas que nem sempre estão disponíveis. “Hoje quando falamos de informação de moda ela é muito rica, muito ampla, está em todos os lugares, mas ela direcionada, absolutamente focada em uma sistematização de processo de design, são poucas. E o Inspiramais traz isso de uma forma bem alinhada, até porque somos dez designers que cuidam dessa pesquisa, com opiniões diversificadas, que abrange vários setores”, pontua.

Por fim, Rodrigues falou sobre a importância da promoção do evento realizado em parceria com a AmpeBr, que oferece o compartilhamento de informações em prol de uma melhor assertividade das empresas em suas produções. “É um privilégio estar aqui e para o Inspiramais é maravilhoso, porque é uma forma de convidarmos as pessoas para participar do evento, onde há uma troca gigantesca de informação de conteúdo. Ao mesmo tempo é importantíssimo que a AmpeBr abrace esse caminho porque para os associados é uma força a mais, é uma possibilidade a mais. Participar de um evento como este de hoje abre o olhar, de criação, de conteúdo pessoal, é uma experiência muito rica”, comentou.

Na avaliação do presidente da AmpeBr, poder contar com a presença e o compartilhamento de informações de Walter Rodrigues foi mais uma forma de a entidade contribuir para a evolução e crescimento de seus associados. “Foi uma noite especial, em dar oportunidade de acesso a esse conhecimento, com informações assertivas. E quem ganha com isso é toda a sociedade, pois pensamos sempre visando a nossa região. A Pronegócio precisa ter bons fornecedores, e nos preocupamos muito com isso, em os fabricantes acertarem seus produtos. Por isso a AmpeBr trabalha em prol do associativismo, onde os associados e a comunidade têm a oportunidade de ouvir uma pessoa com um conhecimento bagagem tão significativos no mundo da moda como o Walter Rodrigues”, detalhou.

Saiba mais

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Em 2019 foi realizada a 10ª edição do evento, considerado único na América Latina.

A próxima edição do evento será nos dias 14 e 15 de janeiro de 2020, e terá como tema principal ‘Sincronia’.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira