Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

QS 1500 já ultrapassa 110 inscritos

Mais de 110 surfistas já estão confirmados para participar da estreia do Oi apresenta QS 1500 Praia do Forte Pro no município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia. O evento será disputado na bancada de corais conhecida como Papagente na paradisíaca Praia do Forte, entre os dias 26 de abril e 1.o de maio, valendo 1.500 pontos para o ranking mundial do WSL Qualifying Series e 1.000 pontos para o sul-americano da WSL South America. Até a quinta-feira, dia 21, a lista de participantes tinha 93 surfistas na categoria masculina e 26 na feminina, mas as inscrições continuam abertas no sistema online do www.wslsouthamerica.com

Um forte candidato ao título é o soteropolitano Bino Lopes, que mora na Praia do Forte e conhece bem as ondas do Papagente. Campeão brasileiro no ano passado, ele foi o único baiano a vencer uma etapa do Circuito Mundial no seu estado, em 2011 na Praia de Jaguaribe, em Salvador. Em 2015, Bino também conquistou uma vitória internacional do WSL Qualifying Series em Anglet, na França, mas não conseguiu a tão sonhada vaga na divisão de elite da World Surf League.

No entanto, apesar de estar “em casa”, Bino Lopes nega qualquer favoritismo na competição. “Conheço bem tudo por aqui, mas não existe vantagem alguma. Todas as etapas do QS são muito niveladas e sabemos da qualidade de cada atleta que vem para a Bahia. Certeza mesmo de que quem vai se dar bem é o espectador. Eu vou dar o meu melhor e sei que meus concorrentes farão o mesmo”, disse Bino Lopes.

O baiano também comentou sobre a vitória no QS 1500 Anglet Pro da França e o título de campeão brasileiro conquistado no ano passado. “Realmente, o ano passado foi de boas conquistas para mim. E estou me preparando ao máximo a parte técnica, física e psicológica, para que esse ano seja ainda melhor”, pontuou.

Essa caminhada rumo ao maior momento na carreira terá mais um capítulo no QS 1500 Praia do Forte Pro. O surfista de 28 anos não esconde que não vê a hora de voltar a competir em águas baianas. “Estar no mar e sentir a energia da galera na areia vai ser especial. Quero muito fazer bonito para a minha família, meus amigos e todos os baianos e brasileiros que estarão na torcida”.

Outros grandes nomes do surfe brasileiro estarão no Praia do Forte Pro, como o top do CT, Miguel Pupo, que vai prestigiar a estreia do evento na Bahia, antes de defender o país no Oi Rio Pro, a etapa brasileira da World Surf League, que começa em 10 de maio no Rio de Janeiro. Além dele, também estão inscritos o atual campeão mundial Pro Junior, Lucas Silveira, e outros campeões brasileiros como Bino Lopes, os paulistas Renato Galvão e David do Carmo, o catarinense Jean da Silva e o cearense Messias Felix.

Entre as meninas já confirmadas no Oi apresenta Praia do Forte Pro, os grandes destaques são duas campeãs mundiais do WSL Qualifying Series, a cearense Silvana Lima e a catarinense Jacqueline Silva. Ambas também já conquistaram o título sul-americano da WSL South America e Silvana fez parte da elite mundial do CT até o ano passado. A cearense também venceu a única etapa do Circuito Mundial realizada na Praia do Forte em 2008, junto com o atual campeão mundial Adriano de Souza na categoria masculina.

ATRAÇÕES EXTRAS – Além das batalhas na água, o evento terá diversas atrações ao longo da semana. Estão previstos shows na sexta-feira (29/4) e no sábado (30/4), no Projeto Tamar da Praia do Forte. Os projetos sociais da região também serão apoiados, a exemplo do Onda Verde, baseado na vila do Diogo, e do grupo de capoeira Esporão, do professor Kiko Macaco, um dos primeiros nativos a surfar na Praia do Forte.

Um coquetel de boas-vindas será promovido no Tivoli Eco Resort Praia do Forte, reunindo atletas, convidados e imprensa.

A Oi apresenta o Praia do Forte Pro junto com o Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Programa Faz Atleta), que ainda conta com o patrocínio da Billabong, Tivoli Eco Resort Praia do Forte, Skol Ultra e Prefeitura de Mata de São João, além do apoio da ZooM Comunicação, Gocil e Turisforte.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A missão da Liga Mundial de Surf é inspirar uma mudança positiva para o surf, nossos fãs, e para o meio ambiente. Antes denominada Association of Surfing Professionals, a WSL tem promovido os principais campeonatos de surf desde 1976, decidindo os campeões mundiais no Samsung Galaxy WSL Championship Tour masculino e feminino, o Big Wave Tour, o Qualifying Series, o Junior, o Longboard e produzindo eventos como o WSL Big Wave Awards. A WSL possui um profundo apreço pelo passado do esporte, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento, inovação e desempenho no mais alto nível. Nós colocamos os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo.

Exibindo o melhor do surf em sua plataforma digital através da www.worldsurfleague.com, a WSL tem energizado sua legião de fãs apaixonados com milhões de novos fãs em todo o mundo, todos sintonizados para acompanhar as grandes estrelas do surf mundial, como Kelly Slater, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Makua Rothman, Grant “Twiggy” Baker, Greg Long, Stephanie Gilmore, John John Florence, Carissa Moore, entre outros, competindo no ambiente mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes.

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior