Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Quarta-feira de Cinzas: empresas registram 50% de faltas no retorno do Carnaval

Quarta-feira de Cinzas: empresas registram 50% de faltas no retorno do Carnaval

Levantamento foi feito pela Pontomais com mais de 30 mil colaboradores. Pesquisa acadêmica mostra que as justificativas são, em grande parte, relacionada às festas.

Não é segredo para ninguém que a quarta-feira de cinzas é um dia complicado para empresas que resolvem retornar ao trabalho após as 12h. Apesar de ser facultativo o feriado neste dia, após a maior e mais agitada festa do país, grande parte das empresas opta por funcionar normalmente. E é ai que vem o pepino para muitas: lidar com o grande número de ausências. Um levantamento da Pontomais, empresa líder em gestão de jornada e registro de ponto digital, mostrou que a ausência nesse dia supera a de véspera de ano novo, outro importante feriado no país.

“O universo que analisamos foi de 30 mil colaboradores de 3 mil empresas que funcionaram na quarta-feira de cinzas de 2018. Desse recorte identificamos que as empresas somam 50% em ausência no carnaval, o que na véspera de Ano Novo, por exemplo, representa 37%. Uma grande diferença”, analisa Gabriel Colombo, head de marketing da Pontomais. A maior fatia dessa porcentagem está relacionada ao absenteísmo que significa faltas, atrasos e saídas antecipadas. Uma menor fatia são os acordos e banco de horas.

Pesquisa acadêmica mostra a justificativa para tanta falta!

Uma pesquisa acadêmica realizada por Silvana Fernandes, head de RH da Pontomais, mostrou que as causas das ausências estão relacionada às festas ou viagens que caracterizam o feriado do carnaval. Trânsito, dor de cabeça e ressaca estão entre a maioria das justificativas para as faltas da quarta-feira de cinzas. Se colocar dentro do Código de Identificação de Doenças, o CDI, as que mais aparecem são: cefaléia, náusea e vômito, lesão e dores articulares, sintomas comumente associados ao exagero no consumo de álcool. A Pesquisa foi feita com uma amostragem de cerca de mil colaboradores de Curitiba (PR).

Como resolver?

Gestão e planejamento são as duas linhas que a especialista indica para contenção de danos à empresa nessa situação. Para Silvana, uma gestão mais próxima do colaborador pode torná-lo parceiro da empresa. Mas como é impossível reduzir a zero esse número, planejamento prevendo essas faltas é essencial para manter o funcionamento saudável da empresa nesses dias de “emenda” de feriados.

“Planejamento é essencial principalmente nas áreas críticas como operações ou atendimento ao cliente, por exemplo. A dica é ter uma gestão próxima e de parceria com o colaborador e fazê-lo entender a importância para ambos de se trabalhar nesse dia. Se ele faltar, a empresa já deve ter um plano para que as consequências sejam minimizadas. Nessas posições mais críticas pode-se evitar o banco de horas, que certamente diminuirá a ausência”, explica Silvana.

 Também há a situação inversa. Existem cargos em que a empresa pode ser mais flexível e dar a opção para a o colaborador fazer home office. “Hoje a tecnologia já nos ajuda muito nesse controle de trabalho remoto. Por exemplo, o sistema da Pontomais permite bater o registro dos horários de trabalho e a gestão de jornada de forma online e pelo celular, computador ou tablet. É uma forma da empresa ter menos faltas e mais produtividade em situações de emenda de feriados. Sem dúvidas todos saem ganhando”, conclui Silvana.

Sobre a Pontomais:

 A Pontomais é líder no mercado de Controle de Ponto e Gestão de Jornada digital. São atendidas hoje cerca de 7.000 empresas e 150.000 usuários no Brasil e América Latina. Uma plataforma simples, econômica e segura. A solução mais moderna e inovadora para diminuir os processos burocráticos e assegurar de que as empresas estejam DENTRO DA LEI. Não perca tempo, CLIQUE AQUI, conheça a Pontomais e venha Rhevolucionar a gestão da sua empresa.
https://pontomais.com.br

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira