Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Quase 60 Prefeituras participam de evento online sobre cidades digitais no Vale do Itajaí

Encontro reúne especialistas, prefeitos, gestores públicos e representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para tratar da transformação digital dos municípios catarinenses

Prefeitos e gestores de quase 60 Prefeituras participaram de evento online, nesta terça-feira (16), promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), para tratar de tecnologia e inovação nos municípios do Vale do Itajaí catarinense. O Webinar das Cidades Digitais da região mostrou como Blumenau, Porto Belo e Rio do Sul investem na transformação digital dos serviços públicos. “Além de início de mandato, soma-se a esse desafio a pandemia que atravessamos e que está acelerando o processo de modernização das cidades, o que reforça a importância deste encontro virtual para trazer informações e conhecimentos. Um levantamento feito pela Rede Cidade Digital com os 54 municípios do Vale do Itajaí mostra que em 24 deles foram escolhidos novos prefeitos, portanto, uma renovação de 44%”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

O encontro com gestores públicos catarinenses contou com a presença da analista que integra a Coordenação Geral de Transformação Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Karina Domingues Bressan Vidal. De acordo com ela, todo investimento feito na digitalização de processos gera impactos positivos no desenvolvimento social e econômico nas cidades. “E o impacto das novas tecnologias nas pessoas e no trabalho. É em cima desse conceito que foi criada a Coordenação de transformação digital”, explicou a representante do MCTI.

Entre as ações, ressalta Karina, está o desenvolvimento de um sistema que pretende auxiliar a construção das cidades inteligentes no país. “É um sistema que vai começar na primeira versão com 73 indicadores, que é um modelo de maturidade onde a prefeitura vai inserir dados primários e ela vai contar com dados secundários que nós importamos de diversas áreas do governo”, adiantou a analista.

O prefeito de Porto Belo e presidente da Associação de Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), Emerson Stein, destacou a importância do investimento em tecnologia na Saúde, Educação, Planejamento e Segurança Pública. “A saúde melhorou muito após o sistema. Tínhamos muita dificuldade no início da nossa administração”, comentou o prefeito sobre a interligação e controle da Saúde Municipal.

Blumenau é outro exemplo de cidade que investe na transformação digital dos serviços públicos. O diretor de Sistemas e Inovação da Prefeitura, Júlio Cezar de Souza Silva, disse que a meta é tornar Blumenau 100% digital. “A informação de um modo geral é fundamental e a tecnologia se faz necessária. O projeto Blumenau Na Mão é uma ideia de ter um acesso único. O primeiro momento é eliminar o papel, no segundo momento nós vamos trabalhar com automação dos serviços, permitir métricas e adequar, temos que ir implantando e revalidando esses processos”, explica.

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, também citou avanços na oferta de serviços digitais na cidade. “Tivemos uma redução da presença do contribuinte para tratar de IPTU. São cerca de 60% de pessoas que não vieram mais ao prédio público para emissão de novas guias”, disse o prefeito a emissão do IPTU pela internet. Outra ação de destaque é o portal da Defesa Civil de Rio do Sul que vem dando transparência às ações de combate ao coronavírus na localidade, trazendo informações sobre o número de contaminações por bairros, ocupação de leitos, testes e vacinas aplicadas. “Vem sendo muito útil para essas questões de informação de interesse público”, completou o prefeito.

O Webinar das Cidades Digitais do Vale do Itajaí, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, teve a parceria da S. Clara Comunicação, Inovadora, ClipEscola, Sigma Telecom, Furukawa, Farol Tecnologia da Informação e 1Doc, além do apoio institucional da Amfri.

Confira na íntegra o evento:

https://youtu.be/9Jp7AWgAeyw

Posts Relacionados

Santa Catarina recebeu mais 152.550 novas doses de vacina contra a Covid-19

Polícia Civil conclui inquérito sobre as mortes em creche de Saudades, no Oeste de SC

Com escritório em Blumenau, Ambev abre mais de 300 vagas para trabalhar com Tecnologia e Inovação

La Niña chega ao fim, mas pode voltar na primavera

Passageira que foi insultada por motorista de aplicativo será indenizada em Balneário Camboriú

Homem é preso com mais de 2.000 comprimidos de anabolizantes em Balneário Camboriú

PA da Barra será reaberto na segunda-feira (17)

Vereador Cláudio do Jornal questiona planos do município para o cemitério de Tijucas

AmpeBr realiza Campanha de Vacinação de 2021 contra a Gripe

Projeto de Lei que cria o “Junho Vermelho” é aprovado por unanimidade

Diário da Cidade

Sete reservatórios de água de Camboriú passam por nova limpeza com a ajuda de mergulhadores

Diário da Cidade

Exposição fotográfica no Balneário Shopping dá visibilidade a mulheres que trabalham na limpeza urbana da cidade

Dinheiro não traz felicidade, mas a falta dele pode acarretar em depressão

Grupo Mulheres ACATE vai mapear o perfil feminino do ecossistema de tecnologia catarinense

BNE promove webinar gratuito para candidatos em busca de oportunidades

Diário da Cidade

Empresa de Palmitos reinventa negócio para se manter no mercado

Diário da Cidade

Inscrições abertas para oficina gratuita de tecnologia para meninas entre 13 e 19 anos

Semana do MEI 2021 auxiliará pequenos negócios catarinenses que desejam ter sucesso na venda de seus produtos e serviços

BC amplia faixa de vacinação de pessoas com comorbidades para 55+

Pastor foge da prisão e vai namorar mulher de companheiro de cela

diariodacidade