Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Quase 900 toneladas de lixo já foram recolhidas das praias de Itajaí

Intensificação da coleta comum iniciou em dezembro e segue até 29 de março

A garantia de praias limpas e bem cuidadas tem por trás um intenso trabalho de limpeza urbana. Nesta temporada de verão, a coleta de lixo comum foi reforçada e já foram recolhidas 881,66 toneladas de resíduos das praias do Município de Itajaí. O dado é referente ao período de 01 de dezembro de 2021 a 09 de janeiro de 2022 e representa um aumento de mais de 35% em relação ao ano anterior. Para atender a demanda, as coletas extras de lixo comum seguem até 29 de março de 2022.

Somente nos nove primeiros dias deste ano foram retiradas mais de 250 toneladas de resíduos nas praias do município pela empresa responsável, a Ambiental, sendo o dia 2 de janeiro o de maior recolhimento com 45,64 toneladas. Há, ao menos, uma equipe de coleta de lixo comum de domingo a domingo, das 6h às 22h35, exclusivamente nas orlas das praias e avenida Beira-Rio. Ainda há momentos em que uma segunda equipe reforça a coleta durante todo o dia e, inclusive, na madrugada. Ao todo, 40 funcionários trabalham na coleta de lixo das praias e limpeza da orla em Itajaí.

As coletas extras na temporada de verão são voltadas para atender as principais vias dos bairros e grandes geradores de resíduos, como as praias, por exemplo. Os dias de coleta habitual permanecem inalterados nesse período.

Orla limpa

Outra medida que garante o bem-estar de moradores e turistas nas praias de Itajaí é a limpeza da faixa de areia e dos calçadões. Esse trabalho também ocorre diariamente, das 6h às 20h20, com reforço nos finais de semana. Na segunda-feira (03), por exemplo, a Ambiental mobilizou 100 profissionais para limpar a faixa de areia e ruas próximas devido ao grande movimento registrado na virada de ano e fim de semana.

Coleta seletiva

Também foram reforçadas as equipes da coleta seletiva nesta temporada de verão. Os profissionais realizam, desde o começo de dezembro, o recolhimento de recicláveis nas praias da cidade e avenida Beira-Rio de segunda a sábado, em horário comercial. A intensificação segue até 11 de fevereiro de 2022 com uma equipe exclusiva.

O Ecoponto de Itajaí, localizado em frente ao Centreventos, permanece ativo 24 horas para entrega voluntária de resíduos recicláveis. Podem ser descartados no local: vidros, plásticos, metais e papéis. Já óleo de cozinha usado de residências, pequenos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, esponja de cozinha usada, lâmpadas fluorescentes (as incandescentes podem ser descartadas como vidros), pilhas e baterias devem ser entregues no local durante o atendimento presencial, de segunda a sábado, das 10h40 às 13h e das 14h às 19h.

Horários da coleta de resíduos nas praias e avenida Beira-Rio:

Coleta comum – até 29/03/2022
Domingo a domingo, duas vezes ao dia (1º turno: 6h – 14h20 e 2º turno: 14h20 – 22h35)

Coleta seletiva – até 11/02/2022
Segunda a sábado, uma vez ao dia, em horário comercial.

Posts Relacionados

Sem ganho real e sem ouvir os servidores, reposição é aprovada em Navegantes e prefeito terá o poder de fixar por decreto

Escolas de Penha mobilizam a cidade e recebem prêmio por participação em concurso cultural promovido por Águas de Penha

Águas de Penha vai instalar reservatório móvel inédito para atender bairros São Cristóvão e São Nicolau no verão

Concurso cultural “Nossa Água, Nossa Vida” premia escolas de Penha

SENAR/SC promove 20 cursos gratuitos no vale do Itajaí em dezembro

Diário da Cidade

FAE Business School em Itajaí (SC) vai realizar curso na área de negócios em novembro e dezembro

Audiência pública vai discutir proposta de adequação do Código Urbanístico

Técnico de handebol Drean Farencena Dutra é homenageado na Câmara de Itajaí

Agência do Sebrae Itajaí passa a atender em novo endereço

Especialista em macrófita do ISI Biomassa-MS visita captações de água na cidade de Penha

Procuradoria da Mulher de Navegantes participa do 1º Encontro Estadual na Alesc

Caixinhas de som podem ser proibidas nas praias de Itajaí

Em audiência pública no Senado Federal, representantes locais defendem a manutenção da autoridade portuária no Porto de Itajaí

Alínea Reserva Itajaí é o novo condomínio na cidade que mais cresce em Santa Catarina

Águas de Penha apresenta programa de incentivo à igualdade racial à comunidade

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Via Viva 2021

Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária para Eleições

Sessão extraordinária desta sexta (22) terá em pauta doação de terreno para construção da sede da AMA

Mastologista do Hospital Marieta reforça estudo recente que aponta queda no número de mortes por câncer de mama com a realização anual da mamografia

Voluntários da Câmara participaram do Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer