Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Quase cinco mil produtores rurais serão capacitados gratuitamente pelo SENAR/SC

Quase cinco mil produtores rurais serão capacitados gratuitamente pelo SENAR/SC

[themoneytizer id=”16208-1″]

 

O uso de agrotóxicos é comum em muitas propriedades rurais para a eliminação de pragas e doenças, mas é preciso ter cuidado com o manuseio do produto. A qualidade de vida no meio rural é uma das propriedades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e para garantir que o uso de agrotóxicos seja efetuado de maneira correta, a entidade oferece o curso de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos.

Mensalmente esse e outros cursos são oferecidos em diversos municípios do território catarinense.  Em março 308 treinamentos serão oferecidos beneficiando cerca de 4.928 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

CURSOS EM MARÇO

Na região Norte ocorrerá o curso de culinária de peixes e frutos do mar em Barra Velha nos dias 05 e 06. O treinamento de aproveitamento integral de alimentos será promovido nos dias 06 e 07 em Itaiópolis. Nos dias 08 e 09 o município de Campo Alegre terá a capacitação em operação e manutenção de roçadeiras. Canoinhas receberá nos dias 12 e 13 a qualificação em fruticultura básica. O curso de comercialização na propriedade rural será desenvolvido em Joinville nos dias 13 e 14. O município de Itaiópolis também contará com a capacitação em conservação do solo na fumicultura.

Para a região do Vale do Itajaí está previsto o treinamento de segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos em Chapadão do Lageado no período de 06 a 08. A qualificação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas ocorrerá em Imbuía de 12 a 14. O município de Pouso Redondo terá nos dias 15 e 16 o curso de operação e manutenção de roçadeira. Nos dias 20 e 21 será realizado em Jaraguá do Sul a capacitação em formas associativas no meio rural. O treinamento em produção caseira de massas para congelamento será promovido nos dias 22 e 23 em Garuva. Nos dias 26 e 27 o município de Guaramirim terá a capacitação em derivados do leite.

Entre as qualificações previstas para a região Sul está a de aplicações, manejo e fertirrigação de irrigação nos dias 05 e 06. O município de Araranguá terá no período de 12 a 16 o curso de rédeas. O treinamento em emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) ocorrerá em Braço do Norte no dia 19. Nos dias 20 e 21 ocorre, respectivamente, nos municípios de Passo de Torres e Sangão as capacitações em conservas de frutas, hortaliças e temperos e formas associativas no meio rural. Laguna terá nos dias 22 e 23 o curso de turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios.

Na Serra Catarinense será promovida a capacitação em inseminação artificial de bovinos no período de 05 a 08. A qualificação em turismo rural – acolhida no meio rural ocorrerá em Bom Retiro nos dias 06 e 07.  O município de Cerro Negro terá nos dias 07 e 08 o curso de criação de abelha rainha. Nos mesmos dias também será desenvolvido o treinamento em beneficiamento e conservação de pescado em Correia Pinto. A capacitação em derivados de leite acontecerá em Bocaina do Sul nos dias 22 e 23. Nos dias 28 e 29 Alfredo Wagner terá a qualificação em controle agroecológico de pragas e doenças.

No Meio Oeste será desenvolvido o curso de artesanato em tear com lã de ovelha no período de 05 a 08 em Água Doce. As capacitações em produção caseira de pães e biscoitos e artesanato com fibras naturais ocorrerá, respectivamente, nos municípios de Treze Tílias e Vargem Bonita. Nos dias 22 e 23 o município de Caçador receberá o treinamento de empreendedorismo rural. Nos dias 26 e 27, respectivamente, serão realizados os cursos de operação e manutenção de roçadeira em Catanduvas e educação ambiental em Lebon Régis.

Na região Oeste acontecerá o treinamento em processamento de carne suína nos dias 06 e 07 em Guatambu. No município de Itá será promovida a qualificação em artesanato de crochê e tricô no período de 05 a 09. A capacitação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural está prevista para o dia 08 em Quilombo. No dia 13 o município de Faxinal dos Guedes terá o curso de fluxo de caixa da atividade rural. O município de Arabutã terá nos dias 13 e 14 o treinamento em criação de abelha rainha. Nos dias 21 e 22 será promovido em São Domingos o curso de processamento de carne de frango.

Para as qualificações do Extremo Oeste está prevista a de confeitaria nos dias 05 e 06 em São Lourenço do Oeste. Nos dias 06 e 07 será realizado em Dionísio Cerqueira o curso de criação de bezerras e novilhas. O treinamento em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias ocorrerá em São Miguel do Oeste nos dias 07 e 08. O município de Riqueza terá nos dias 08 e 09 a capacitação em manejo de colmeia. Nos dias 13 e 14 Iporã do Oeste contará com o curso de processamento de carne suína. O treinamento em conservas de frutas, hortaliças e temperos está previsto para os dias 20 e 21 em Iraceminha.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH