Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Quase mil livros foram emprestados no primeiro mês de reabertura da Biblioteca

No primeiro mês de funcionamento da Biblioteca Municipal Machado de Assis após ter ficado 33 dias fechada para evitar a disseminação do coronavírus, 997 livros foram retirados pelos frequentadores. No mesmo período (de 20 de abril a 19 de maio), houve a devolução de 1.269 obras.

O número de exemplares emprestados e devolvidos é considerado alto para o momento de pandemia, levando-se em conta que a comunidade acadêmica, escolar e boa parte do público da biblioteca que faz parte do grupo de risco estão em isolamento, de acordo com a diretora de Artes da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Lilian Martins. “A média é baixa dentro do funcionamento normal, mas achamos alta considerando a quarentena. É um indicativo de que as pessoas estão aproveitando para ler no período de isolamento social”, diz Lilian.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, mas com restrições. Não é permitido estudar no local neste momento de pandemia. O horário de atendimento é das 8h30 às 18h, somente para a devolução e empréstimo de livros. O tempo de permanência é de, no máximo, 10 minutos. É obrigatório o uso de máscara. Podem entrar, no máximo, duas pessoas por vez. Os frequentadores têm de respeitar a distância social de 1,5 metro na fila.

No primeiro mês após a reabertura, foram 20 dias úteis trabalhados e um fluxo de 600 pessoas. Antes da pandemia de COVID-19, a média era de 200 pessoas por dia, que procuravam a biblioteca para empréstimos de obras, devoluções, pesquisas, telecentro e consultas a jornais e revistas.

Novos cadastros são feitos por e-mail

O empréstimo de exemplares é permitido somente a usuários cadastrados, que morem em Balneário Camboriú ou em municípios vizinhos. Em razão do coronavírus, o cadastramento de novos usuários está sendo feito por e-mail, com o envio de foto, documento de identidade e comprovante de endereço (para evitar o manuseio de papéis). O interessado deve entrar em contato pelo e-mail bibliopmbc@gmail.com ou ligar para o (47) 3361-8205. Na semana passada, quando o cadastramento de novos usuários foi retomado, houve 27 cadastramentos.

Livros podem ser escolhidos pela internet

Para ficar o menor tempo possível no lugar, o leitor pode escolher os livros que deseja levar para casa pela internet, por meio da Plataforma Pergamum http://pergamum.balneariocamboriu.sc.gov.br/pergamum/biblioteca/ . Caso contrário, terá só cinco minutos para procurar as obras no acervo, que foi previamente higienizado. Os livros que ainda não estão na base do Sistema Pergamum podem ser solicitados e reservados. Haverá um prazo de dois dias para inserção na obra no sistema para posterior empréstimo. O usuário será informado assim que o processo estiver concluído para finalizar o empréstimo. Durante a pandemia, é possível a retirada de até cinco livros por pessoa. A biblioteca fica na 3ª Avenida, esquina com a Rua 2500, no Centro de Balneário Camboriú.

Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, que funciona no mesmo prédio, está apenas com atendimento por telefone (3361-8205) ou on-line (e-mail arquivo@bc.sc.gov.br).

____________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3366-5325

Posts Relacionados

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira

Piquenique Literário abre comemorações do aniversário do Teatro Municipal Bruno Nitz

Motoristas, fiquem atentos as obras na Avenida Santa Catarina

Páscoa no Balneário Shopping terá ações divertidas para as crianças