Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Quem é a arquiteta do Jardim das Lendas?

A jovem Letícia Vieira, 23, transita há tempos pelo mercado. Agora, com diploma na mão, celebra começo de carreira assinando espaço de 248 m2 na CASACOR

Fotos/Carlos Alves

Formada em 2019 pela UFSC, Letícia Vieira, 23, nasceu em Jaú/SP e está em sua segunda participação na Casacor / Santa Catarina. Vive em Florianópolis desde 2004. “Durante a faculdade eu sempre gostei de tudo, mas tinha mais interesse nas matérias de urbanismo e construção. Eu participei do ENSUS um semestre, que é o Encontro de Sustentabilidade em Projeto, porque também sempre me interessei pela parte de sustentabilidade na arquitetura”, conta a profissional, que é filha do paisagista Cláudio Saladini e uma das profissionais do Grupo Le Nôtre.
Letícia fez estágio nas férias de novembro de 2017 a março de 2018 em um escritório de arquitetura paisagística em Miami/EUA. O escritório Enea Garden Design Inc. tem sede na Suíça, em Zurique e nos EUA, em Miami. “A partir daí, comecei a desenvolver meu gosto pela decoração, já que nos EUA o paisagismo abrange tudo o que envolve a área externa, desde a construção da piscina, mobiliários, revestimentos e o paisagismo em si”, conta.

Talento + vocação para os estudos

Quando retornou ao Brasil, já no final da faculdade, Letícia ainda queria ganhar mais conhecimento sobre a parte de interiores e sobre execução. Então, fez estágio na Kinchescki & Kinchescki, um escritório completo de arquitetura, que trabalha desde projeto de design de interiores até reforma de fachada de prédio. “Lá eu consegui preencher bem essa lacuna que faltava nos meus conhecimentos da faculdade”, avalia. Foi nesse estágio que Letícia descobriu o interesse pela arquitetura de interiores e desenvolveu a habilidade de fazer projetos gráficos com acabamentos em 3D.

“Penso primeiro no usuário”

“O trabalho final da faculdade foi o Centro de Acolhimento para Animais Domésticos, que me deu a independência e coragem para seguir agora, na vida profissional, já que é um tema com pouca referência de base”, conta a arquiteta. No Grupo Le Nôtre, Letícia participa dos projetos desde que entrou na faculdade, em 2014. Nos três primeiros anos, mais como desenhista, e nos dois últimos já fazendo alguns projetos sob supervisão de Claudio Saladini.
Com o projeto voltado aos animais, Letícia decidiu sua linha profissional. “É fazer o projeto pensando em primeiro lugar no usuário”, diz. Todo o trabalho da profissional é baseado em fazer um espaço que seja o melhor possível para quem vai utilizar e viver ali. No caso do TCC, Letícia focou fortemente no bem-viver dos animais.

A primeira CASACOR  assinando projeto

Este espaço para três automóveis, muito além de uma garagem, oferece a oportunidade de integrar a liberdade da natureza à comodidade da vida urbana. Para a edição 2019 de Casacor / Santa Catarina, em Florianópolis, o Grupo Le Nôtre apresenta seu projeto O Jardim das Lendas. O ambiente está ao lado do palacete que pertenceu ao ex-governador Hercílio Luz e que hoje é um dos principais monumentos históricos do estado, restaurado no empreendimento da Milano Incorporadora.
A harmonia entre conceitos antagônicos foi o desafio. Os profissionais, paisagista Cláudio Saladini e arquiteta Letícia Vieira, alcançaram um resultado surpreendente em meio a muito verde natural e aos automóveis em exposição. Por meio dos sentidos e percepções, o visitante é levado a uma viagem afetiva e natural, cheia de atrativos, pelo mundo da Mitsubishi – marca japonesa mundialmente famosa -, e suas lendas, em 248 metros quadrados.

Sobre o Grupo Le Nôtre
Há 20 anos nascia a vontade de criar jardins cheios de vida. Hoje, o Grupo Le Nôtre está entre as maiores empresas do ramo, atuando entre as principais cidades do Sul do Brasil como: Florianópolis, Blumenau, Balneário Camboriú, Itajaí e cidades próximas. O Le Nôtre tem como diferencial o comprometimento com os valores éticos, além dos projetos bem planejados. Hoje, são 12 equipes qualificadas a serviço do Grupo e um portfólio com 850 obras concluídas. O engenheiro agrônomo Claudio Saladini Vieira comanda a equipe técnica, com arquitetos associados.

Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Serviço
Le Nôtre Paisagismo
SC 401, nº 11200
Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis – Brasil
(48) 3284-6404
contato@grupolenotre.com

CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h
Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.
ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.
INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894
https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

Posts Relacionados

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados

Dia Internacional do Milho: sabor tipicamente brasileiro é ingrediente para todo tipo de bolo

Workshop sobre mesa posta, etiqueta à mesa e etiqueta social reúne convidadas em Itajaí

Paixão por selos e flores é tema de exposição inédita em Florianópolis

Como se preparar para um intercâmbio?

Banda Nós Naldeia faz show gratuito neste sábado no Jurerê OPEN

A Geolocalização do Balneário Shopping agora é estampa da The North Face

Dia das Mães: open shopping de Florianópolis faz promoção especial para a data

SC se consolida como palco para grandes eventos de fisiculturismo e vai receber a 3ª edição do Eduardo Corrêa Classic em maio

Warung Day Festival chega à nona edição anual com 21 atrações