Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Química Solidária: campanha produz 84,1 mil litros de álcool para doação

A campanha Química Solidária do Conselho Federal de Química e dos Conselhos Regionais de Química (Sistema CFQ/CRQs) produziu 84,1 mil litros de álcool 70% (em gel, líquido ou glicerinado) em 60 dias. Os produtos foram doados a hospitais e entidades filantrópicas de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, entre outros estados.

O objetivo principal do projeto é articular e divulgar iniciativas para a produção do álcool líquido e álcool em gel com o apoio de instituições de ensino, empresas, associações e profissionais da área da Química. Também fazem parte da campanha ações para orientar a população e combater a desinformação. Para isso, foram produzidos cartilhas, vídeos, animações e podcasts, explicando, por exemplo, o passo a passo para fazer soluções diluídas de água sanitária como forma de prevenção ao novo coronavírus.

Conheça as ações nos estados
Santa Catarina
A iniciativa tem participação do Conselho Regional de Química da 13ª Região (CRQ XIII). O Conselho auxiliou a intermediação de 1 mil litros de álcool puro junto à fábrica de bebidas Ambev. O CRQ XIII atuou ainda para viabilizar o transporte da matéria-prima até Florianópolis. De lá, o material foi distribuído para ser beneficiado nas universidades UFSC (Florianópolis), Univali (Vale do Itajaí) e Univille (Joinville). “Temos grande capacidade de integração com todos os atores da Química no estado. Nosso trabalho foi aproximar instituições de ensino e empresas para que possamos levar adiante essa ação”, afirma o presidente do CRQ XIII, Nivaldo Kuhnen.

Alagoas
No estado, as ações envolveram alunos e professores da Universidade Federal de Alagoas (IFAL) e Instituto de Química e Biotecnologia (IBQ). Desde abril, produtos variados foram fabricados, como hipoclorito de sódio, água sanitária, álcool líquido e álcool em gel. Um dos principais articuladores da iniciativa é o Conselho Regional de Química da 17ª Região (CRQ XVII), de Alagoas, presidido por Maria de Fátima da Costa Lippo Acioli.
Segundo o relatório relativo ao mês de abril, foram produzidos 7 mil litros de álcool líquido e 3,4 mil litros de álcool em gel. Ao todo, 24 instituições receberam doações dos produtos, entre hospitais e instituições assistenciais. Cerca de 20 empresas parceiras realizaram algum tipo de repasse de matéria-prima para a produção.

Bahia
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebeu para produção até o momento 1,2 mil litros, sendo 1 mil litros provenientes da empresa petroquímica Braskem e 200 litros da União Indústria. Já em Feira de Santana, até o momento a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu 200 litros de álcool da empresa Cloro Indústria. “Fizemos também uma gestão junto ao Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), intermediando a doação de álcool e acessórios tais como frascos para embalagem, impressão de rótulos, entre outros”, afirma o presidente do Conselho Regional de Química da 7ª Região (CRQ VII), da Bahia, Antônio César de Macedo Silva.

Espírito Santo
O Instituto Federal do Espírito Santo está produzindo álcool 70% para higienização de superfícies. A primeira remessa será de 1 mil litros – e terá como destino hospitais públicos, lares de idosos e unidades assistenciais. Segundo o presidente Alexandre Vaz Castro, o Conselho Regional de Química da 21ª Região (CRQ XXI) atuou na intermediação entre as empresas doadoras e as instituições de ensino capixabas. “Conseguimos a doação desses 1 mil litros de álcool hidratado por parte da usina de álcool Alcon, que fica em Conceição da Barra, no norte do estado. Depois, fizemos contato com o conselheiro titular do CRQ e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal do Espírito Santo, Andre Romero, que viabilizou o preparo, envase e rotulagem do álcool 70% no campus do IFES em Vila Velha”, relata Castro.

Goiás
No estado, existem iniciativas no Departamento de Química do Instituto Federal de Goiás (IFG), nos campi Goiânia, Anápolis, Luiziânia e Senador Canedo, de produção de álcool 70% e álcool 80% glicerinado para doar à rede municipal de saúde das diversas cidades. Segundo o Conselho Regional de Química da 12ª Região (CRQ XII), presidido por Luciano Figueiredo de Souza, no caso de Senador Canedo, por exemplo, a partir de doações do Ministério Público do Trabalho (MPT), será possível produzidos 2,5 mil litros.

Mato Grosso
Com a atuação do Conselho Regional de Química da 16ª Região (CRQ XVI), a produção de álcool na Química Solidária foi a maior do país. Ao todo, com a participação da presidente do CRQ XVI, Suzana Aparecida da Silva, foram produzidos 24 mil litros, nas variedades em gel e glicerinado. “A participação do Conselho de Química nesse processo tem sua relevância no sentido de respeito e segurança à população. Neste momento de crise, dar segurança com relação aos produtos químicos utilizados no combate é primordial”, lembra Suzana.

Minas Gerais
Uma parceria envolvendo o Conselho Regional de Química da 2ª Região (CRQ II) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está produzindo 200 litros de álcool 70% para o Hospital de Clínicas de Uberlândia. Uma outra parceria, envolvendo doações da multinacional LafargeHolcim, também está em fase de conclusão. Segundo o presidente do CRQ II, Wagner Pedersoli, o espírito da Química Solidária em Minas Gerais é o da mobilização. “Para além dos benefícios que a ação na UFU traz à sociedade, eu destacaria o sentido de parceria que construímos aqui, de união entre universidades, institutos e de empresas privadas”, afirma o presidente.

Pará
Sob orientação e colaboração do Conselho Regional de Química da 6ª Região (CRQ VI), uma iniciativa da campanha Química Solidária uniu a prefeitura de Bragança, o Instituto Federal do Pará (IFPA) – campus Bragança e o CRQ para a produção de 1 mil litros de álcool glicerinado 80%, direcionado às unidades de saúde do município paraense. De acordo com a presidente do CRQ VI, Cristiane Maria Leal Costa, a iniciativa vem ao encontro do espírito do Sistema CFQ/CRQs: “O objetivo principal do Sistema CFQ/CRQs é zelar para que a atividade química se desenvolva de forma a propiciar os maiores benefícios à sociedade. Essa iniciativa é um viés disso”.

Paraíba
No estado, já foram produzidos 15 mil litros de álcool, entre gel e glicerinado. Os produtos foram doados a hospitais e entidades filantrópicas. A campanha segue firme na Paraíba, um dos primeiros estados a se envolver na ação sob o comando da presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ XIX), Raquel Lima. “Vamos continuar nessa corrente do bem como uma cadeia carbônica ramificada, onde as ramificações são as empresas parceiras. A Química Solidária promove o bem e a segurança da população, estamos unidos pela mesma razão”, afirma a presidente.

Paraná
Com atuação do Conselho Regional de Química da 9ª Região (CRQ IX), existem iniciativas nos campi da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), além do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, unidade da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).
Segundo o presidente do CRQ IX, Dilermando Brito Filho, foram produzidos 1,3 mil litros de álcool 70%, de parte da Universidade Estadual de Londrina (UEL). No caso do Instituto Senai de Inovação, foi divulgada, nos últimos dias, uma doação de mais 3 mil litros de álcool em gel produzidos.

Pernambuco
Em Pernambuco, as ações da Química se dão com a participação do Conselho Regional de Química da 1ª Região (CRQ I), presidido por Sheylane Luz. Até agora, foram produzidos para doação 3 mil litros de álcool, do tipo glicerinado. “A entrega da produção de álcool será de grande ajuda no combate à Covid-19. Hospitais, SAMU e IML conseguirão proteger seus profissionais e também higienizar instrumentos e ambulâncias”, diz Sheylane.

São Paulo
Os alunos do curso técnico em Química da ETEC Dona Sebastiana de Barros, de São Manuel, deverão entregar algo ao redor de 300 litros de álcool em gel, bem como 300 litros de água sanitária a quatro instituições filantrópicas e de saúde da cidade – a medida conta com o apoio e a divulgação de parte do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV), de São Paulo.

Rio de Janeiro
O Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III) esteve entre os primeiros a capitanear a produção de álcool líquido e de álcool em gel 70% para doação. De acordo com o presidente do CRQ III, Rafael Almada, na última contabilização a produção de álcool estava em 20 mil litros.

Há ainda iniciativas nos estados do Maranhão e Rio Grande do Sul: os CRQs (XI e V, respectivamente) compartilham da divulgação de ações de produção.

Atuação institucional e de combate à desinformação
A campanha Química Solidária do Sistema CFQ/CRQs vai além da produção de álcool e álcool em gel. Em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Higiene, Limpeza e Saneantes (ABIPLA), o Sistema publicou uma nota conjunta em que apontava a falta de fundamentos científicos que sustentem a eficácia dos túneis de desinfecção que começaram a ser instalados em todo país sob a expectativa de combater ao novo coronavírus. A nota foi acolhida e corroborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que publicou documento em que reafirma a falta de lastro científico para a prática.
Ao longo dos últimos 60 dias, o CFQ fechou ainda uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A partir de conteúdos audiovisuais produzidos pelo CFQ ensinando a população a utilizar álcool em gel e água sanitária no combate à pandemia, a Unesco demonstrou interesse em uma união para combate à desinformação. O conteúdo produzido pelo CFQ virou modelo e pode ser divulgado inclusive fora do país.

Posts Relacionados

Entenda a importância da segurança nas instalações de painéis fotovoltaicos

Diário da Cidade

JET gera novos empregos em SC e Porto Alegre; saiba mais

Exame com contraste: entenda como funciona e para que serve

Com Mercado Livre de Energia a economia na conta de luz pode chegar a até 40%

Galbani, a marca número 1 de queijos na Itália chega ao Brasil

Portos RS se consolida como hub tecnológico portuário na América Latina

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas