Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Quiz: uma boa estratégia para motivar e checar o conhecimento do alunos

Ferramenta interativa pode ser muito útil também na fixação dos conteúdos

Integrar as dinâmicas de jogo ao processo de aprendizagem pode trazer muitos benefícios para professores e estudantes, isso porque a interatividade ajuda a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos que estão sendo tratados. E a  motivação tem papel fundamental no envolvimento e consequentemente no desempenho dos estudantes. Pensando nisso, a equipe do portal Educa SC desenvolveu um quiz com questões relativas às matérias do currículo escolar e nós listamos alguns benefícios do jogo de perguntas e respostas na aprendizagem.

  1. Conhecimento prévio    

No contexto de pandemia, em que as aulas online e presenciais passaram a fazer parte da rotina dos estudantes, o quiz se tornou uma ferramenta ainda mais útil para os professores verificarem os conhecimentos prévios, uma vez que as diferenças nos níveis de aprendizado se intensificaram.

  1. Progresso na aprendizagem

Mesmo que não tenha o melhor desempenho possível no jogo, esse tipo de mecânica faz com que o aluno ao ser desafiado pelas perguntas ao menos tente acertar e, mesmo que isso não aconteça, o estudante fica com o sentimento de que, mesmo que tenha cometido um erro, fez algum progresso. Além disso, essa prática fortalece no aluno a mentalidade de que ele pode desenvolver suas habilidades com dedicação e trabalho.

  1. A pressão

O tempo estipulado para realização de uma prova ou trabalho, pode se tornar um grande inimigo dos estudantes. Além de saber os conteúdos, é preciso manter a calma para realizar as tarefas dentro do prazo. Nesse caso, o quiz pode contribuir pois para se sair bem no jogo é preciso responder as questões com agilidade.

  1. Acompanhamento

O quiz é uma ferramenta que pode ser usada como método de checagem individual e também coletivo. Aplicado durante as aulas, ele auxilia o professor a ter um retrato real sobre as maiores dúvidas e depois, se torna uma forma de identificar os pontos que ainda precisam ser revisitados.

Para acessar os quizees do Educa SC, basta fazer login no www.educasc.com.br e escolher o assunto desejado para testar seus conhecimentos. O resultado com o desempenho sai na hora e assim o aluno já pode rever os conteúdos em que está com maior dificuldade.

No ar há cerca de três meses, o Educa SC, é um projeto da Secretaria de Estado da Educação que conta com apoio técnico e estrutural do Grupo ND, tanto no portal quanto nos dois canais de tv aberta que exibem aulas específicas destinadas aos estudantes de cada ano escolar. A grade de programação completa e os horários das aulas estão disponíveis no portal Educa SC.

Posts Relacionados

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados

Dia Internacional do Milho: sabor tipicamente brasileiro é ingrediente para todo tipo de bolo

Workshop sobre mesa posta, etiqueta à mesa e etiqueta social reúne convidadas em Itajaí

Paixão por selos e flores é tema de exposição inédita em Florianópolis

Como se preparar para um intercâmbio?

Banda Nós Naldeia faz show gratuito neste sábado no Jurerê OPEN

A Geolocalização do Balneário Shopping agora é estampa da The North Face

Dia das Mães: open shopping de Florianópolis faz promoção especial para a data

SC se consolida como palco para grandes eventos de fisiculturismo e vai receber a 3ª edição do Eduardo Corrêa Classic em maio

Warung Day Festival chega à nona edição anual com 21 atrações