Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Receitas em dobro de fubá e tapioca dão um toque especial às quermesses em casa

São Paulo, 23 de junho de 2021 – As comidinhas típicas geralmente são os destaques das Festas de São João. Com criatividade e capricho, é possível criar receitas juninas deliciosas usando ingredientes populares e simples. Para a Yokermesse em Dobro, festa junina online da Yoki, marca da General Mills, presente há mais de 30 anos na mesa dos brasileiros e nas festividades celebradas neste período em todo o país, Lili Almeida (@cheflilialmeida) foi convidada para preparar pratos com fubá e tapioca. E o melhor: a influenciadora propôs receitas em dobro!

O fubá serviu como base para o preparo do Pão de Fubá e de uma deliciosa Broinha. Já a tapioca virou um saboroso Bolo de Tapioca e um Mingau. Confira o passo a passo a seguir e aprenda essas quatro apetitosas receitas para preparação da sua quermesse em casa:

Pão de Fubá

Tempo de preparo: 55 minutos

Rendimento: 8 fatias

Ingredientes:

● 300g de farinha de trigo
● 100g de açúcar
● 200g de Fubá de Milho Yoki
● 2 ovos grandes
● 1 colher de sopa de fermento
● 1 colher de sobremesa de sal
● 500ml de leite integral
● 100g de manteiga derretida

Preparo: unte a assadeira e polvilhe com fubá, reserve. Num recipiente misture farinha, açúcar, fubá, fermento e sal. Em outro recipiente misture leite, manteiga e ovos e derrame delicadamente sobre os secos e envolva com uma colher apenas para uniformizar a massa. Despeje na assadeira e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 40 minutos ou até o pão dourar e ficar “rachadinho” por cima.

Broinha de fubá de milho

Tempo de preparo: 45 minutos

Rendimento: 24 broinhas

Ingredientes:

● 250g de Fubá de Milho Yoki
● 250g de farinha de trigo
● 200g de açúcar
● 1 pitada de sal
● 1 colher de sopa de fermento para bolo
● 130g de manteiga amolecida
● 2 ovos grandes
● 2 colheres de chá de erva doce
● 1 gema para pincelar

Preparo: em um recipiente, misture o fubá, a farinha de trigo, o fermento, o açúcar, o sal e a erva doce. Adicione a manteiga e os ovos, mexendo até incorporar todos os ingredientes. Amasse um pouco com as mãos para deixar a massa bem lisinha e uniforme. Faça bolinhas, achate delicadamente e acomode numa assadeira untada com manteiga. Pincele com gema de ovo e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 30/35 minutos. Quando estiver douradinha, está pronta!

Dica: na assadeira, coloque as broinhas afastadas cerca de três dedos umas das outras para que elas tenham espaço para crescer.

Bolo de Tapioca

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 10 fatias

Ingredientes:

● 1 xícara de Tapioca Yoki
● 1 xícara de farinha de trigo com fermento (peneirada)
● 1 xícara de açúcar cristal
● 2 ovos inteiros
● 200ml de leite de coco
● 100g de manteiga
● 1 colher de sopa de coco ralado (industrializado)
● 1 pitada de sal

Preparo: numa batedeira bata a manteiga, açúcar, sal, ovos e fermento por 3 minutos até formar um creme esbranquiçado. Sem parar de bater, vá adicionando a farinha de trigo e o leite de coco alternadamente. Agora com a batedeira na velocidade mínima, misture delicadamente a tapioca e o coco ralado. Leve ao forno médio, pré-aquecido, em forma de buraco no meio, untada e polvilhada, por 50 minutos, ou até quando enfiar um palito e ele sair limpinho. Deixe esfriar, desenforme e sirva.

Dica: Para que fique ainda mais delicioso, cubra o bolo com doce de leite e coloque um pouco de coco ralado por cima.

Mingau de Tapioca

Tempo de preparo: 90 minutos

Rendimento: 12 porções

Ingredientes:

● 250g de Tapioca Yoki
● 1L de leite integral
● 500 ml de leite de coco
● 500 ml de água
● Uma colher de chá de sal
● 200g de açúcar
● Canela em pau a gosto
● 6 cravos
● Canela em pó a gosto

Preparo: coloque a tapioca numa tigela, cubra com água e deixe hidratar por 1 hora. Transfira a tapioca hidratada para uma panela, dê uma “soltadinha” nos flocos e adicione todos os outros ingredientes, menos a canela em pó. Mexa até envolver bem todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre, para que o amido seja liberado e o mingau comece a engrossar. Quando os flocos de tapioca começarem a aparecer na superfície do mingau é porque está pronto! Se quiser, polvilhe um pouco de canela em pó na hora de servir.

Dica: fique atento quando os flocos de tapioca começarem a aparecer na superfície do mingau. Desligue o fogo, pois ele estará pronto!

Para conferir essas e outras receitas juninas de Yoki, acesse o site: https://www.yoki.com.br/receitas/

Sobre Yoki
Presente na vida dos brasileiros há mais de 30 anos, Yoki possui um portfólio completo para diversas ocasiões de consumo e entretenimento – são mais de 20 categorias com mais de 300 produtos. Fundada nos anos 80 por Yoshizo Kitano, empresário e imigrante japonês, que tinha como objetivo trazer mais conveniência para a vida das pessoas, por meio de produtos fáceis, acessíveis e de qualidade, a marca existe para conectar os seus consumidores por meio da comida, celebrando os momentos leves e genuínos com aqueles que se ama. Dentre as inovações trazidas ao país, estão: a pipoca de micro-ondas e a criação da farofa pronta. A marca é líder de mercado de categorias criadas como pipoca de micro-ondas, farofa, grãos e farináceos.

Sobre a General Mills
A General Mills é uma empresa líder global em alimentos e trabalha “fazendo os alimentos que o mundo ama”. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie’s, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. Com sede em Minneapolis, Minnesota, EUA, a companhia chegou ao Brasil em 1997, quando iniciou as vendas do sorvete premium Häagen-Dazs. Em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, conquistando um novo modelo de negócios e tornando-se proprietária das marcas Yoki, Kitano e Mais Vita, reconhecidas pelos brasileiros há décadas.

Posts Relacionados

Festival de Música Cena Litoral agita Balneário Camboriú com atrações gratuitas até domingo (31), com show de Vitor Kley

Festival de Curitiba e shows musicais comandam programação de abril do Teatro Positivo

De casinha do coelho a oficinas de doces: Páscoa no BravaMall traz decoração temática e atrações infantis

Balneário Shopping lança o PodTrends para fechar a temporada de verão

Claus e Vanessa fazem show da tour Natural em Florianópolis

Diário da Cidade

Restaurantes de Jurerê in_ oferecem cardápios temáticos para a ceia de Páscoa

Diário da Cidade

Gramado e Canela: passeios e atrações que devem estar no roteiro de viagem

Reopening do pistão do Warung Beach Club será nesta próxima sexta-feira

NANDO REIS VEM A CURITIBA COM SUA VERSÃO ACÚSTICA

Fazzenda Park Resort marca presença no Nordeste em renomado evento