Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Iniciativa foi do SESI e SENAI em parceria com a CDL, Prefeitura, ACIX e REC

Mais de 6 mil quilos de produtos eletrônicos, eletrodomésticos, toner e cartuchos de impressoras foram coletados, no último fim de semana, durante o Recicla Xanxerê. Também foram entregues mais de 1,5 mil lâmpadas, entre fluorescentes, incandescentes e LED. A iniciativa foi do SESI e SENAI, entidades da FIESC, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê, Prefeitura do município, Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX) e a empresa REC – Reciclagem de Eletrônicos Chapecó.

A campanha é realizada anualmente. Neste ano, a inovação foi no formato da divulgação, feira de maneira limpa por meio de redes sociais, rádios e sites de notícias. A REC, responsável pela destinação dos produtos, realizou a entrega simbólica de mudas de flores às pessoas que entregaram produtos.

O coordenador de operações SESI/SENAI Xanxerê, Xaxim e Abelardo Luz, Willi Robert Sobotka, assinala que o evento tem como objetivo incentivar e auxiliar a comunidade a dar o destino correto aos materiais que não serão mais utilizados e viraram lixo eletrônico. “Buscamos, cada vez mais, conscientizar para que as pessoas criem o hábito de descartar corretamente esses materiais. Estamos satisfeitos com o resultado da campanha, pois a comunidade aceitou a proposta e trouxe os equipamentos”, comenta.

De acordo com Sobotka, o destino correto de materiais eletrônicos faz parte da cultura da população de Xanxerê. “Tanto as pessoas quanto as empresas aguardam o evento e cobram sua realização. Isso é uma prova de que consolidamos a campanha e de que está intrínseco na cultura do município a destinação correta desses itens”.

A REC dá destino correto a todos os resíduos gerados pelo desmanche dos produtos, tendo como meta resíduo zero. É uma das poucas empresas no Estado que possui licenciamento ambiental específico para o ramo de reciclagem de eletrônicos. A empresa possui sede na linha Rodeio Bonito, interior de Chapecó, onde é armazenado e, posteriormente, efetuado a triagem dos materiais coletados.

O Recicla Xanxerê ocorre há 15 anos. Neste período, estima-se que foram arrecadadas mais de 70 toneladas de equipamentos.

A próxima edição da campanha está prevista para fevereiro de 2021.

Posts Relacionados

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público

Setor agrícola debate futuro sustentável na região sul do Brasil em maio

FIESC da regional de Brusque incentiva participação de empresas no concurso i9 Defense

60% das mulheres catarinenses preferem investimentos conservadores

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril