Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Itajai Navegantes

Recuperação de barragem no Itajaí-mirim utiliza serviço de mergulhadores

Recuperação de barragem no Itajaí-mirim utiliza serviço de mergulhadores

Na nova etapa nas obras de recuperação da barragem de cunha salina no canal retificado do rio Itajaí-Mirim, no bairro São Roque, o Semasa está recorrendo a mergulhadores profissionais para alcançar objetivos específicos neste projeto de alta complexidade. Enquanto uma equipe externa utiliza guindastes para içar gabiões-sacos, que são bolsas contendo uma tonelada de pedras cada, outro colaborador submerso ajusta os materiais no leito do rio. A nova barreira rochosa será distribuída em uma área de 2400 m² e vai coibir a erosão causada por vórtices, criados a partir da abertura das comportas responsáveis pela contenção da água.

O mergulhador Felipe Euzebio explica que o trabalho é uma espécie de “quebra-cabeça”, feito sem visibilidade alguma: “embaixo da água dependemos totalmente da equipe de apoio, com a qual mantemos contato via rádio”, destaca. A empresa contratada tem sede em Itajaí e é homologada pela Marinha do Brasil. Para atuar neste tipo de serviço, é preciso cumprir uma série de normas, entre elas manter uma câmera hiperbárica a, no máximo, uma hora do local, para ser usada em situação de emergência.

O trabalho dos mergulhadores tem previsão de duração de dois meses, nos quais eles irão alcançar profundidades de até oito metros. Esta é mais uma etapa da execução das obras de recuperação e estabilização das encostas e ombreiras da barragem itajaiense, que apresentaram risco de deslizamento, conforme o relatório elaborado pela Defesa Civil Estadual a pedido do Semasa. A barragem impede a salinização da água que abastece a maior parte de Itajaí e Navegantes.

Mais informações nos telefones 0800 645 0195 ou 3344-9000.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas