Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Rede de artesãs lança localizador para pessoas comprarem máscaras de proteção à Covid-19 diretamente das costureiras

Setor do artesanato é um dos afetados pela crise provocada pelo novo coronavírus e a ferramenta apoia as artesãs de todo o Brasil;

São 800 costureiras cadastradas no site;

Preço médio é de R$ 5,00 e a compra é feita diretamente com as costureiras.
A pandemia da Covid-19 trouxe ao cenário das ruas e estabelecimentos comerciais do país um novo artefato, que são as máscaras faciais de proteção. O uso das máscaras tornou-se uma necessidade a quem deseja se proteger da contaminação do novo coronavírus e obrigatório em alguns estados e cidades brasileiros. Esse é o caso do Estado de São Paulo, onde passou a valer, a partir do dia 4/05, a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em qualquer transporte público. Outras regiões também se adaptam aos novos tempos. Por outro lado, o setor de artesanato é um dos mais afetados por essa crise, deixando centenas de artesãos sem renda pela país.

Para suprir uma necessidade e apoiar as artesãs, a Rede Asta – negócio social que há 15 anos atua na economia do feito à mão desenvolvendo artesãs em empreendedoras pelo país – lançou uma plataforma que permite localizar as costureiras e artesãs que produzem as máscaras de tecidos em 170 cidades brasileiras. Ao todo, são 800 costureiras e artesãs cadastradas no localizador, com maior concentração na região sudeste do país. Basta acessar o link.

A geolocalização oferecida pela plataforma permite a entrega das máscaras em poucos dias, por estarem próximos comprador e costureira, ao mesmo tempo em que incentiva o comércio local. “Nossa rede sempre procurou apoiar as mulheres artesãs na geração de renda. São muitas vezes a única pessoa da família a ter uma renda é a artesã.
Por isso, estão sofrendo o impacto direto com a pandemia e muitas passando necessidades. O Brasil possui mais de 10 milhões de artesãs. Reunimos nesta ferramenta uma parcela delas, mas outras ainda podem entrar”, diz Alice Freitas, que fundou a Rede Asta em 2005 com Rachel Schettino.
Segundo ela, o perfil da artesã que compõe a rede é de mulheres entre 40 a 60 anos, das classes C e D, e 80% são a única fonte de renda da família. Cada uma produz em torno de 60 máscaras por dia, de tecido e estampas variadas. “É importante destacar que a plataforma não é e-commerce, mas uma geolocalização, pela qual as pessoas e empresas podem encontrar as costureiras mais próximas e fazer a encomenda diretamente a elas”, diz Alice.

Entre as artesãs está Luciane Braga, 50 anos, de São Paulo, que mora com os pais de 87 anos. Ela produz bonecas e bichos de panos para crianças, mas sem a opção de vender suas peças nas feiras, por conta da Covid-19, ela costura atualmente máscaras faciais. “A plataforma foi uma ideia maravilhosa porque tem muitas mulheres fazendo as máscaras, mas não sabem como vendê-las. Esse contato será direto com o interessado. Eu posso enviar pelo Correio, por motoboy ou a pessoa pode retirar. Tenho fé que a plataforma vai nos ajudar a vender mais peças, pois precisamos, diz ela, que também afirma que pode customizar as peças com bordado livre, retalhos e confeccioná-las em tamanhos diferentes.

Sobre a Rede Asta

Rede Asta é um negócio social que atua na economia do feito à mão desenvolvendo artesãs em empreendedoras que transformam resíduos em produtos bons, bonitos e do bem.

A Rede Asta foi fundada em 2005 por Alice Freitas e Rachel Schettino, ex-executivas que decidiram se tornar empreendedoras sociais. Alice havia viajado para a Índia a fim de conhecer de perto negócios sociais que aconteciam no país e se interessou pelo feito a mão ao ver as artesãs tecendo. Ela e Rachel iniciaram o negócio social com o objetivo de valorizar o artesanato brasileiro e empoderar as artesãs, o que vêm fazendo desde então.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência