Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Rede global que desenvolve negócios sociais promove palestras e workshops na chegada a SC

Santa Catarina integra, a partir de 2016, a rede Yunus Negócios Sociais Brasil. Com o objetivo de desenvolver negócios sociais pelo país por meio de um fundo de investimentos e aceleradora, a rede capacita pessoas para a transformação social e ambiental. Para marcar a chegada da representação regional da unidade brasileira ligada à empresa global Yunus Social Business Global Initiatives, serão realizadas palestras e workshops em Florianópolis, Joinville e Blumenau de 5 a 13 de maio.

Em Florianópolis, acontece a primeira ação da rede: uma palestra aberta e gratuita sobre negócios sociais no dia 5 de maio, das 19h às 21h, no auditório da ESAG, com a participação de Daniela Reis e de Victor Pucci, coordenador da rede nacional. Já nos dias 6 e 7 de maio, acontece o workshop Yunus Social Business Lab, um programa de aprofundamento na temática que tem como objetivo apoiar os participantes a criar protótipos de negócios que gerem soluções para desafios reais em temas como pobreza, alimentação, moradia, poluição, mudanças climáticas, entre outros. O workshop acontece no espaço recém inaugurado CAIS Norte, do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).

Depois da Capital, a programação segue para o Norte, com palestra programada para o dia 10 no CNEC Joinville. As ações finais de lançamento acontecem em Blumenau, onde segue a mesma programação de Florianópolis, com palestra no dia 11 na FURB, e workshop no dia 12 e 13 no Offcina Café Coworking. Todos os eventos têm capacidade de lugares limitada, por isso é importante a inscrição via internet com antecedência (links abaixo).

A escolhida para a gestão regional, que tem a missão de ampliar a disseminação de conteúdo e metodologia sobre negócios sociais em Santa Catarina, é Daniela Reis. Com mais de vinte anos de experiência no mundo dos negócios, tendo gerenciado o investimento social de grandes empresas, há dois anos é também empreendedora de uma iniciativa que alia a tecnologia à política, para facilitar o acesso do cidadão às decisões tomadas no âmbito da cidade.

A iniciativa global, liderada por Muhhamad Yunus, único economista a receber umPrêmio Nobel da Paz pelo trabalho realizado à frente do Grameen Bank, que tirou milhões de pessoas da extrema pobreza em Bangladesh, impactou mais de 800 mil pessoas ao redor do mundo, distribuindo aproximadamente 8,6 milhões de dólares para negócios sociais.

Negócios sociais
Os negócios sociais estão mudando realidades em todo o mundo. São empresas que têm como missão solucionar um problema social ou ambiental. São autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos. É uma empresa na qual o investidor recupera seu investimento inicial mas o lucro gerado é reinvestido na própria empresa para ampliação do impacto social. O sucesso do negócio não é medido pelo total de lucro gerado em um determinado período, mas sim pelo impacto criado para as pessoas ou para o meio ambiente.

Yunus Social Business
A Yunus Social Business acelera e financia empreendedores locais, tendo impactado mais de 800.000 pessoas através de mais de 500 empreendedores suportados e 34 negócios sociais financiados na Colômbia, Haiti, Tunísia, Bálcãs, Uganda e Brasil.

Yunus Negócios Sociais Brasil
No Brasil, a Yunus Negócios Sociais promove os negócios sociais no meio acadêmico, realiza palestras, workshops e eventos por todo o Brasil. Oferece também serviços de consultoria para empresas, governos, fundações e ONGs. Desde dezembro de 2015, passa a contar com uma rede de gestores estaduais, entre os quais Santa Catarina, com o objetivo de ampliar ainda mais o potencial de impacto de negócios que possam tornar o mundo um lugar menos desigual.

Serviço
O quê: Lançamento Rede Yunus Negócios Sociais em Santa Catarina
Ações, datas e locais:

Palestra de lançamento em Florianópolis – 05/05, das 19h às 21h, no auditório da ESAG – Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Avenida Madre Benvenuta, 2007- Itacorubi, Florianópolis. Inscrições aqui.

Palestra de lançamento em Joinville – 10/05, das 19h às 21h – CNEC Joinville – Colégio Cenecista José Elias Moreira – Teatro de Bolso – Av. Getúlio Vargas, 1266 – Anita Garibaldi, Joinville. Inscrições aqui.

Palestra de lançamento em Blumenau – 11/05, das 19h às 21h  – FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, Campus II – Auditório, sala D 010 – Rua São Paulo, 3250, Itoupava Seca. Inscrições aqui.

Workshop Yunus Social Business Lab em Florianópolis – 06 e 07/05, das 14h às 20h. CAIS Norte, do ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis. InovaLab do Sapiens Parque. Avenida Luiz Boiteux Piazza, 1302, Cachoeira do Bom Jesus – Florianópolis/SC

Workshop Yunus Social Business Lab em Blumenau – 12 e 13/05, das 14h às 20h. Offcina Café Coworking. Rua Iguaçu, 209, Itoupava Seca – Blumenau/SC

As inscrições para os workshops em ambas cidades podem ser feitas no link.

Quanto: Palestras gratuitas, workshops – inscrição integral R$ 400, inscrição solidária R$ 200.

Dúvidas ou informações: santacatarina@yunusnegociossociais.com 

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana