Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR Notícias

Região de protesto bolsonarista concentra 49% de casos de coronavírus em Niterói.

Região de protesto bolsonarista concentra 49% de casos de coronavírus em Niterói.

Em razão do isolamento social, a cidade possui apenas 167 casos confirmados, mas protestos ajudaram a crescer infecção.

Icaraí, um dos bairros mais abastados da cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, e seus bairros vizinhos concentram 48,5% dos casos de infecção pelo novo coronavírus no município. No dia 15 de março, bolsonaristas convocaram manifestação na orla do bairro e naquela mesma semana foi visto um salto no número de casos.

No dia 14 de março, Niterói possuía apenas 1 caso confirmados e menos de 40 suspeitos (eram 76 em todo o estado na data), mas a Prefeitura já vinha se mantendo alerta, impondo algumas medidas como forma de conter o contágio. O primeiro caso registrado foi no dia 9.

Mesmo com indicação da Organização Mundial da Saúde e do próprio Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro, apoiadores do presidente mobilizaram atos no dia 15 de março e a região escolhida em Niterói foi a Praia de Icaraí. Icaraí é um dos bairros com o maior índice de idosos do Brasil (cerca de 25%).

O protesto foi mobilizado pelo deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ), então pré-candidato à Prefeitura de Niterói apoiado por Bolsonaro. A manifestação que irrompeu o isolamento social não teve grande alarde, mas parece ter gerado consequências.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam um crescimento no número de casos suspeitos de coronavírus logo na semana seguinte ao protesto. Em 20 de março – cinco dias após o protesto -, cerca de 100 pacientes suspeitos começaram a sentir sintomas, segundo levantamento de 11 de abril. Naquela altura já eram 10 casos confirmados e 1 morte na cidade.

A situação atual mostra que o bairro e as adjacências (Vital Brasil e Santa Rosa) registram 81 dos 167 casos confirmados na cidade – 68 apenas em Icaraí. Além disso, 4 das 10 mortes aconteceram na região.

Em razão desses índices, Jordy tem sido chamado nas redes sociais de “disseminador” do novo coronavírus. O parlamentar, inclusive, acabou desistindo de se candidatar à Prefeitura e alegou problemas com o PSL.

Segundo a Prefeitura entre as 167 são 71 pessoas curadas, 53 em quarentena em suas residências e 33 hospitalizadas, sendo 12 em UTI. “Situação só não é pior graças isolamento social”, diz a prefeitura. Na última semana, o prefeito Rodrigo Neves (PDT) estendeu a quarentena na cidade até o dia 22 de abril.

 

Posts Relacionados

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis