Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Retomadas as reuniões do CAP – Conselho de Autoridade Portuária de Itajaí.

Retomadas as reuniões do CAP – Conselho de Autoridade Portuária de Itajaí.

Novo Presidente tomou posse e entidade definiu agenda para 2018.

Neste mês de dezembro, tomou posse no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, o novo presidente do CAP – Conselho de Autoridade Portuária, Urbano Lopes de Sousa Netto e o suplente da entidade, Eduardo Henrique Pinto Bezerra.

Urbano é de Brasília e foi indicado pelo Governo Federal, em substituição ao engenheiro civil Thiago Andrade Godoi. É servidor de carreira desde 2012 no Ministério do Planejamento da Presidência da República, e atua no Departamento de Outorgas da junto a Secretaria Nacional de Portos (SNP), nos setores de Licitações e Gestão contratual. O presidente do CAP é o representante do Governo Federal no Conselho.

“Com o advento da Lei 12.815/2013 (Lei dos Portos), o CAP tornou-se um órgão consultivo da Autoridade Portuária, e então o que estamos fazendo aqui hoje é trazer à tona os nossos problemas para fazermos um amplo debate. Como estamos afastados daqui, muitas vezes não percebemos a realidade local. Temos diversos tipos de embates e por isso é nosso dever traçar soluções para cada tipo de dificuldade, sendo algumas do governo federal em pode auxiliar efetivamente na construção de soluções e outras dificuldades podem ser solucionados com o apoio da Autoridade Portuária, Prefeitura, órgãos intervenientes e também a própria comunidade”, disse o novo presidente do CAP em seu discurso.

Na pauta da primeira reunião ordinária da entidade, o expediente do dia tratou dos seguintes tópicos: Posse do novo presidente e suplente, apresentação da Superintendência do Porto de Itajaí dos relatórios estatísticos financeiros do Complexo Portuário em comparativo entre o já orçado e o realizado ao longo deste ano e projeções para 2018, apresentação do Plano Mestre pela equipe técnica do Laboratório de Transportes e Logística (LABTRANS).

Para o ex-presidente do CAP de Itajaí e atual Superintende do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, um dos maiores objetivos do encontro teve o propósito também de aprofundar o envolvimento das autoridades da entidade para contribuir com o desenvolvimento da atividade portuária do Complexo de Itajaí, “Essa primeira reunião foi muito mais simbólica, apesar de termos ficado um tempo sem ter realizado as reuniões, é necessário sentir de perto o envolvimento da nossa sociedade quanto o Porto é valoroso para nós e quanto zelosos nós devemos ser por esta unidade que nos gera riquezas e que através de suas operações sustento para esta cidade”, destacou Salles.

O Conselho de Autoridade Portuária – CAP – é um órgão de deliberação colegiada que tem a participação direta nas decisões administrativas, técnicas, operacionais e comerciais dos portos e entidades ligadas a eles. É composto por representantes dos poderes Federal, Estadual e Municipal, contando ainda com representantes dos operadores portuários, trabalhadores e usuários dos serviços do porto.

De acordo com o Regimento Interno do CAP de Itajaí, os encontros são mensais e a primeira reunião de 2018 está programada para ser realizada na última sexta-feira de janeiro. Na oportunidade serão debatidas e deliberadas questões da atividade portuária ao qual serão encaminhadas para as futuras pautas.

Documentado em Ata e disponível no site do Porto, as reuniões do CAP demonstram transparência dos fatos e acima de tudo cria elementos para solucionar casos ligados ao complexo com o apoio direto das autoridades locais ou que atuam na Secretaria Nacional de Portos, “O CAP sempre foi de extrema importância para a comunidade portuária. É onde se discutem os assuntos que todos têm em comum envolvendo o Complexo Portuário de Itajaí. Por muitas vezes nosso Conselho já se reuniu e em alguns momentos fomos até Brasília buscar auxílio do governo federal para colaborar com nossas demandas. Para os próximos encontros estaremos estendendo ainda mais o convite para que participem e prestigiem as reuniões, até mesmo de cidade vizinhas, pois o Rio Itajaí é para todos. Com os representantes da entidade, estamos avaliando possivelmente a criação de um Fórum de Ideias do CAP de Itajaí em parceria com a comunidade portuária e entidades de classe”, pontuou Cristina Costa Biu, Secretária Executiva do CAP.

Nesta primeira reunião participaram representantes da Superintendência do Porto de Itajaí, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Sindicatos dos Arrumadores, Trabalhadores Portuários Avulsos, Intersindical, Praticagem, Laboratório de Transportes e Logística (LABTRANS), Prefeituras de Itajaí e Navegantes, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), entre outros órgãos.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina