Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Reunidas promove capacitação dos motoristas com treinamentos itinerantes no Ônibus Escola “Seu Juquinha”

Colaboradores das empresas de transporte de pessoas e de cargas passam por capacitações ao longo do ano de forma itinerante, em diferentes cidades

O Ônibus Escola “Seu Juquinha”, que leva esse nome em homenagem a um ex-colaborador do Grupo Reunidas, foi inaugurado em 2020 para auxiliar nas capacitações oferecidas aos motoristas e demais profissionais da companhia de transportes que nasceu em Santa Catarina. O veículo escolhido para ser transformado em uma sala de aula itinerante foi um Marcopolo Paradiso G6 1200 da Mercedes-Benz, e é também utilizado em ações educativas voltadas ao público infantil em datas específicas.

O ônibus leva o nome do motorista José Faustino dos Santos, que dedicou mais de 30 anos de serviços à Reunidas e era conhecido como “Seu Juquinha” – ele faleceu em 2016. Ao longo do ano, o veículo pega a estrada para auxiliar nos treinamentos dos profissionais das empresas do grupo, por meio de ferramentas de EAD, videoaulas e monitoria. O objetivo da metodologia é, através do atendimento ao colaborador em qualquer localidade, facilitar seu acesso ao conhecimento e qualificação.

“Em 2024 nosso foco está voltado para o treinamento itinerante dos nossos colaboradores que atuam na área operacional. Iremos utilizar o Ônibus Escola para capacitar motoristas das unidades de passageiros e de cargas, além dos servidores dos setores de operação e comercial da Reunidas Cargas”, explica Patricia Favarin, assessora de Desenvolvimento Humano do Grupo Reunidas

Os motoristas de ambas as frentes de atendimento do grupo (passageiros e cargas) passam por programas de desenvolvimento com foco em humanização do atendimento, manutenção nos veículos, reciclagem do conhecimento de direção defensiva e legislação de trânsito, importância do cuidado físico e mental, fortalecimento de relacionamento interpessoal, além de conteúdos sobre orçamento familiar e outros.

Para os demais colaboradores da empresa de cargas, os treinamentos buscam dissolver a cultura de melhoria contínua dos profissionais da Reunidas Transportadora Rodoviária de Cargas S/A por meio de módulos de assuntos relacionados ao dia a dia da operação.

Os treinamentos deste ano começaram em fevereiro e seguem até novembro, atendendo colaboradores das unidades de Blumenau, Sapucaia do Sul, Caxias do Sul, Erechim, Chapecó, Caçador, Porto União, Itajaí, Joinville, São Paulo, Campinas, Cascavel, Maringá, Florianópolis, Lages, Joaçaba, Curitibanos, Curitiba, Rio Negro e São Bento do Sul. A duração varia de dois a quatro dias.

O ônibus “Seu Juquinha”

O ônibus escolhido para levar conhecimento aos colaboradores da companhia era, originalmente, um semileito com 42 poltronas. Na nova configuração, ele recebeu cadeiras escolares, armários, monitor de TV, ar-condicionado e sofá, para melhor acomodar os “novos passageiros”. Ainda se mantêm quatro poltronas originais. Por fora o veículo tem as configurações dos demais carros da empresa.

Sobre a Reunidas

Com mais de 70 anos de história, a Reunidas é uma das companhias mais tradicionais do setor de transportes no Sul do país. São mais de 1,6 mil profissionais diretos atuando nas frentes de transporte de passageiros, fretamento, turismo e transporte de cargas.

Anualmente, a Reunidas transporta mais de 1,4 milhão de pessoas, 110 mil toneladas no segmento de cargas e conta com mais de 400 veículos na frota, atuando no Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do país, além da Argentina.

Mais informações em www.reunidas.com.br

Foto: Divulgação/Grupo Reunidas

Posts Relacionados

Treinamento Cultivo Protegido de Hortaliças promove a inclusão na APAE de Bom Retiro

Inscrições para campeonato global de robótica em Blumenau estão abertas; saiba como participar

Delta Máquinas: há 17 anos entregando performance e sustentabilidade à indústria têxtil

CEPE Joinville participa de Competição Regional Sul de Bocha Paralímpica em Itajaí

Pesquisa revela que apenas 33% dos entrevistados catarinenses sabem que a gripe pode aumentar o risco de infarto e derrame entre os idosos

Base Aérea de Florianópolis e Senar/SC alinham ações do Projeto Soldado-Cidadão

Urbano Alimentos participa da Festa Catarinense do Arroz em Massaranduba

Abril Azul: Encontro gratuito promove orientação sobre Autismo em Florianópolis

Networking é tema de maior evento para mulheres empreendedoras de Santa Catarina

SC preenche 221 vagas em cartórios extrajudiciais por convocação em concurso público