Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc zentretenimento

Reurbanização do Caminho de Cabeçudas foi inaugurada

A temporada de verão em Itajaí deve ser ainda melhor. O principal acesso às praias da Atalaia, Molhe, Geremias e Cabeçudas foi revitalizado. O Caminho de Cabeçudas agora tem calçada com rampa e piso podotátil, ciclovia, mirante e está recebendo nova iluminação. Está mais seguro para a prática esportiva e no trânsito. A entrega oficial da obra foi no último sábado (19).

 

Para a reurbanização dos Caminhos de Cabeçudas foram investidos R$ 5,5 milhões do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano. A obra reestruturou o percurso ao longo da Alameda Ernesto Schneider e a Rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, e interligou o passeio e a ciclovia da Avenida Ministro Victor Konder. Agora é possível caminhar, correr, patinar ou andar de skate do Centreventos, na Beira Rio, até a praia de Cabeçudas, totalizando um percurso de 2,5 km. Para isso, as calçadas foram reconstruídas atendendo os critérios de acessibilidade, que inclui rampa e piso podotátil, a geometria da pista de veículos foi redesenhada e agora a via tem 7 metros de largura em toda sua extensão. Isso possibilitou a construção ou alargamento das calçadas em diversos trechos da rua.

Também foram criadas áreas de contemplação e construído um mirante no Bico do Papagaio. No trecho do Bico do Papagaio também foi realizada uma grande escavação para a reconstrução da estrada e a construção de um muro de contenção. O trabalho foi necessário, pois este trecho apresentava risco de desmoronamento devido à erosão do solo. E, por prevenção, outro muro de contenção foi construído na antepenúltima curva antes de chegar à praia de Cabeçudas.

Iluminação

A iluminação do Caminho de Cabeçudas segue o projeto da Beira Rio. São 174 luminárias de led, mais eficientes e econômicas, que substituem as lâmpadas amarelas de vapor metálico. Além disso, a via receberá iluminação decorativa em algumas árvores, no piso e guarda-corpo do deck, e o Bico do Papagaio vai receber painel projetores RGB, semelhante ao que foi instalado na Igreja Matriz, que permitirá a troca de cores no ponto turístico. A instalação da nova iluminação ainda não foi concluída devido ao atraso na entrega da empresa fornecedora.

Outra mudança, próximo ao Bico do Papagaio, é que toda a fiação elétrica e postes que ficavam no lado da praia foram transferidos para o lado do morro. Desta forma não há poluição visual neste trecho onde moradores e turistas sempre param pra tirar uma foto.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu