Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zEntretenimentos Brasil / Mundo

Review: Matthew Dear surpreende com novo álbum do seu projeto Audion

São poucos os álbuns na cena de techno que foram tão aguardados quanto o Alpha.

Audion, projeto paralelo do americano Matthew Dear, apareceu pela primeira vez em 2004, quando lançou os EPs Kisses e The Pong na Spectral Sound. Além de serem ótimos, os dois lançamentos ganharam notoriedade por serem bastante contrastantes com o álbum que Matthew tinha lançado um ano antes, o Leave Luck to Heaven, que tinha fortes elementos de Microhouse e Minimal Techno, enquanto os EPs traziam um Techno menos introspectivo e mais  “forte”.

O primeiro LP de Matthew sob o pseudônimo Audion veio em 2005, com treze tracks no total, o álbum recebeu o nome de Sucker. No geral o álbum foi bem aclamado pela crítica e pelo público, recebendo notas como 80/100 no Metacritic e um imenso carinho dos fãs.

Em 2006, Audion lançou a atual clássica, “Mouth to Mouth”, que até hoje é uma arma poderosa para qualquer DJ. A Spectral Sound lançou em 2016 uma compilação de comemoração aos dez anos da faixa, com um time de grande peso remixando-a. Alguns dos nomes foram Carl Craig, Jamie Jones, Dubfire e Scuba.

Após 2006, Matthew lançou mais alguns EPs com o projeto, até cair no total silencio em 2009. Seu projeto Audion só voltou a aparecer em 2013, em uma apresentação Live que ele fez no Moviment Festival. A partir disso, nos útlimos três anos o produtor lançou algumas poucas tracks novas e remixes, até finalmente lançar seu novo LP na primeira metade de Junho desse ano.

O álbum entítulado Alpha tem treze faixas, sendo duas delas interludes de menos de dois minutos. Ele trás faixas extremamente fortes, todas elas tem a capacidade de destruir a pista, no bom sentido, é claro.

É possível resumir o álbum como: Energético, hipnotizante, e impossível de ficar parado.

Algumas faixas são um pouco mais introspectivas e levam batidas menos aceleradas, como “There Was a Button”, que mesmo assim encaixa como uma luva em um warm up. Outras são estritamente para os momentos de pico do set, como “Destroyer” e “Timewarp”. Até mesmo a interlude “Bob The Builder” pode funcionar em um set (além de ter o melhor título entre as treze)

Matthew constroí uma vibe sombria, principalmente em faixas como “Dem”, utilizando samples de sussurros somados a uma bassline pesada e constante no fundo. Ele também utiliza sintetizadores para criar melódias viajantes e hiponóticas, como em “Suppa”, que possuí fortes influências de Acid Techno.

Quando Matthew fez o álbum, ele tinha em mente fazer algo para os DJs, quase como uma compilação de músicas que fossem armas extremamente eficientes na pista, e ele atingiu esse objetivo de maneira admirável.

O álbum em si não conta muito uma história linear, é possível escutar essas músicas fora do contexto do Alpha sem nenhum problema. Então pode ir se acostumando a ouvir essas tracks, muito provavelmente elas vão fazer parte do repertório de muitos DJs por um tempo.

Tracklist

01. Dem

02. There Was A Button

03. Gut Man Cometh

04. Traanc

05. Celestial Antibody

06. Destroyer

07. Suppa

08. Napkin

09. Bob The Builder

10. Sucker

11. Timewarp

12. Zunk Synth

13. Sicko

Posts Relacionados

Fernanda Lacerda vai até o chão em novo vídeo clipe de MC Fabinho

Em julho o projeto Cia Mútua 25 anos oferece duas oficinas

Kiev Ballet apresenta “Dom Quixote” e “Paquita” em Curitiba

Bota do Mundo 2018

VEM AÍ A QUARTA EDIÇÃO DO BEATNESS

Na’amat Pioneiras de Porto Alegre realiza bazar anual beneficente

Paulo Miklos faz pocket show gratuito em Curitiba

Rafa Brites realiza workshop em prol da ONG Projeto Camaleão: Autoestima Contra o Câncer na capital gaúcha

Atriz internacional de cinema Cris Lopes visita São Miguel Arcanjo no Brasil

Inverno exige cuidados extras com as doenças respiratórias nos pets