Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Revitalização da gruta de Ituporanga contempla natureza e oferece segurança aos turistas

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes, um dos tradicionais pontos turísticos de Ituporanga, está pronta para receber visitação. Localizada próxima à área central, a gruta passou por revitalização que será inaugurada na sexta-feira dia 1º de julho. “O sonho da revitalização surgiu dentro da associação Mãe D’Água. Quando eleito, esse foi um dos primeiros projetos que conseguimos dar andamento no Governo Federal. E hoje estamos realizados, pois não é qualquer cidade da nossa região que tem um espaço como esse em uma das áreas mais valorizadas. Um espaço sagrado, preservado, para o cidadão e turista apreciarem”, ressalta o prefeito Arno Zimmermann.

A revitalização recebeu recurso federal do Ministério do Turismo viabilizado pelo deputado federal Rogério Peninha Mendonça. Foram investidos cerca de R$500 mil na substituição das lajotas por paiver e na construção de novos banheiros. “O problema maior estava na subida das Estações. O acesso de pedras, com o tempo úmido, era escorregadio e perigoso. Com o piso de concreto garantimos o principal: a segurança dos fieis e turistas”, comenta Zimmermann.

O prefeito detalha ainda a instalação dos corrimãos e grades de proteção. Outra novidade citada pelo líder do executivo é o deck de madeira que permite a contemplação da natureza.

O evento de reinauguração nesta sexta-feira, previsto para iniciar às 11h, contará com momentos de oração e homenagens às famílias que contribuíram financeiramente com a restauração das Estações. Trabalho conduzido por dois artistas de Ituporanga responsáveis também pela construção da 15ª Estação, que não havia na gruta. “No projeto não constava a restauração das imagens e como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes é mantida pela Matriz, o Conselho Pastoral da Comunidade decidiu viabilizar essa etapa solicitando contribuições da comunidade”, explica o prefeito.

Construída em 1948, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes estará aberta a visitação diariamente. O local contará com zelador permanente, que será mantido pela Matriz Santo Estevão.

 

 

 

Estéla Becker

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana