Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Rio de Janeiro e Balneário Camboriú são as grandes campeãs da Copa Brasil Loterias Caixa de Futsal

Entre os dias 16 e 19 de junho, a cidade de Blumenau (SC) foi palco da Copa Brasil Loterias Caixa de Futsal 2022, evento promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Neste ano, a Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ) foi a grande campeã no masculino, enquanto no feminino o título inédito foi para a Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC).

O evento contou com a organização da Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC) e com o apoio do Sesi, da Prefeitura, do Paradesporto Escolar de Blumenau e da Associação de Surdos de Blumenau (ASBLU), além de patrocínio oficial das Loterias Caixa.

Durante a cerimônia de abertura, a presidente da CBDS, Diana Kyosen, agradeceu a todos os envolvidos na realização do evento e ressaltou sua importância para a comunidade surda.

“Esse é um evento maravilhoso porque ele permite que todos possam participar do nosso mundo surdo. Agradeço a todos os envolvidos porque realizar um evento desse tamanho é um grande desafio. Mas, estamos muito felizes por conseguir reunir tantas asssociações”, destacou Diana.

Sobre o aumento no número de associações participantes, Diana ressaltou a importância do patrocínio das Loterias Caixa. “Isso é resultado de um trabalho que a CBDS tem feito com transparência e compromisso para dar visibilidade e engrandecer o desporto de surdos no Brasil. E isso só está sendo possível graças às Loterias Caixa”, completou.

A representante das Loterias Caixa, Gabriela Pedrosa, aproveitou o evento para falar sobre a importância das loterias em prol das causas sociais do Brasil. “As Loterias Caixa foi pioneira no patrocínio do paradesporto brasileiro e, desde 2021, está patrocinando a CBDS. Com isso, está ajudando a promover eventos como esse, que trazem integração e permitem aos atletas mostrarem o esporte que tem aí guardado para todo mundo ver. Então é lembrar que a cada vez que fizer um jogo na casa lotérica, você estará ajudando a movimentos como esse”, destacou.

A cerimônia de abertura contou ainda com a participação de autoridades, entre elas, o secretário de Esportes de Blumenau, Ricardo Echelmeier; a vereadora e idealizadora do Programa de Paradesporto de Blumenau, Giselle Margot Chirolli; o diretor de esportes da CBDS, Igor Valério e o representante das Loterias Caixa, Rodrigo Pires Tavares.

 

Resultados e conquistas

Após quatro dias de disputas, a Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ) venceu a final contra a Associação dos Surdos de Pará de Minas (ASPAM) e conquistou o bicampeonato, no masculino. Já o terceiro lugar ficou com a Associação dos Surdos de Rio Claro (ASRC).

No feminino, o primeiro lugar ficou com a Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC), que venceu a Associação dos Surdos de São José dos Pinhais (ASSJP), segunda colocada. O terceiro lugar ficou com a Associação dos Surdos do Rio de Janeiro (ASURJ).

Além de conquistar um título inédito, a ASBAC terminou a competição com os prêmios de melhor goleira para Fernanda Falkevicz, de melhor jogadora e de artilheira para Stefany Krebs. Outro destaque da equipe vai para Aline Grinwald, primeira técnica mulher campeã da Copa Brasil Loterias Caixa de Futsal da CBDS.

A presidente da CBDS aproveitou o evento, e sua grandiosidade, para ressaltar a importância do esporte na vida das pessoas surdas, em especial das crianças. “É de grande importância que os surdoatletas de hoje sejam os modelos para nossas crianças e para a juventude. Isso vai fortalecer nossa base e garantir o crescimento do desporto de surdos no Brasil.”

Além disso, ela também agradeceu a participação do público, que fez questão de prestigiar os jogos. “Ficamos felizes por ver tantas famílias prestigiando o nosso evento em Blumenau e também por ter a presença de tantas crianças. Sabemos da importância de estimular desde cedo no esporte, para isso a CBDS tem trabalhado para iniciar novos projetos para a formação da base”, concluiu Diana, que fez questão de interagir com as crianças, em diversos momentos.

 

Encontro com lideranças

Diana aproveitou a passagem por Blumenau para encontrar lideranças surdas e articular ações em prol do desporto de surdos, entre as lideranças estão a presidente da Federação Desportiva de Surdos do Estado de Santa Catarina (FDSESC), Iro Rauen e seu vice-tesoureiro Anibal Diovani, além do presidente da Associação dos Surdos de Blumenau (ASBLU), Oscar Unbehaun.

Durante o encontro, Diana teve a oportunidade de conhecer a planta do terreno onde será construída a nova sede da sede FDSESC.

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal.

Para saber mais acesse o site da CBDS.

 

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição