Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Risco de contaminação por Covid-19 em universidades é maior que em escolas de nível básico nos EUA, aponta estudo americano

Segundo o relatório do Center for Disease Control and Prevention dos Estados Unidos divulgado em janeiro deste ano, somente 10% dos casos de COVID-19 nos Estados Unidos foram entre crianças. A pesquisa também mostra que o risco de contaminação em Universidades e Escolas de nível médio são maiores.

A polêmica sobre o retorno ao ensino presencial nas escolas brasileiras segue intensa. Diversos estados brasileiros judicializaram a questão do retorno às aulas presenciais. O Centro de controle e prevenção de doenças nos Estados Unidos divulgou, este ano, uma pesquisa ampla sobre a contaminação por COVID-19 em ambientes escolares e entre faixas etárias. O estudo pode ser um mapa para definição da retomada do ensino presencial no Brasil e já mostrou que há maior risco de contaminação em universidades que em escolas de nível básico.

O CDC destaca que evidências encontradas em diversos estudos sugerem que crianças e adolescentes podem ser menos comumente infectados com COVID do que adultos. “A proporção de pessoas infectadas entre aqueles expostos ao vírus é uma medida de suscetibilidade à infecção. No entanto, as crianças geralmente têm um risco menor de exposições cumulativas. As investigações de transmissão domiciliar e estudos de triagem populacional durante os períodos em que as escolas estão abertas para aulas presenciais provavelmente fornecem os métodos mais eficazes para avaliar o risco de infecção em crianças em relação aos adultos”, destaca trecho da pesquisa

A pesquisa divulgada pelo CDC nos EUA destaca que crianças menores de 10 anos de idade podem ter menos probabilidade de serem infectadas do que adolescentes. “Essa possibilidade é apoiada por estudos de rastreamento de contato. A susceptibilidade à infecção pelo vírus e a proporção entre aqueles infectados que apresentam sintomas geralmente aumentam com a idade”, aponta o estudo.

Para o especialista em educação e tecnologia, Alfredo Freitas, que tem mais de 15 anos de experiência e é diretor de ensino e tecnologia da Ambra University – universidade que forma totalmente online e em português nos Estados Unidos, acredita que as revelações do estudo mostram que o risco de contaminação será maior nas universidades e defende investimentos em ensino online como solução imediata enquanto a cobertura vacinal no Brasil não seja ampla.

“O ensino via internet é uma realidade irreversível no Brasil e no mundo e já recebe um novo impulso devido a pandemia e isto não é de hoje. Precisamos estar todos atentos a este fenômeno e buscar, principalmente no Brasil, investimentos em tecnologia educacional, conectando as escolas, e principalmente as universidades na internet. Não haverá solução imediata para a retomada do ensino nas universidades que não passe pela digitalização dos processos metodológicos”, afirma Alfredo Freitas.

Vacinação não estimula retorno presencial às escolas

Freitas destaca que nos EUA, onde a vacinação já está avançada com mais de 200 milhões de americanos vacinados, a proteção vacinal não estimulou a retomada do ensino presencial nas universidades anericanas. Levantamento da UNESCO revela que a média mundial de escolas fechadas devido à pandemia é de 22 semanas. Nos EUA, a média foi de 38 semanas. Na Europa, 10 semanas. No Brasil, o número foi registrado em 40 semanas em que as escolas permaneceram fechadas.

“Não é possível imaginar que somente a vacinação vá encorajar todos imediatamente a retomar suas rotinas. Nos EUA e em outros países que já estão com cobertura vacinal mais avançada percebemos que a retomada do ensino presencial ainda é tímida. No Brasil, não será diferente. É preciso que os países busquem alternativas para deixar cada vez mais o ensino via internet. Não há como pensarmos o ensino do futuro sem considerar a internet como primordial nesse processo”, afirma Alfredo Freitas.

*Alfredo Freitas é pós-graduado em ‘Project Management’ pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.

Posts Relacionados

Telemedicina: primeira consulta presencial e territorialidade geram divergências para regulamentação

Transformação digital visa contribuir com o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil no Brasil

Seminário debaterá desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria de resíduos sólidos no Brasil

Empresas devem afastar gestantes de atividades presenciais na pandemia; advogado questiona realização de home office

União Europeia credencia o Tecpar para oferecer exame sorológico antirrábico

Diário da Cidade

Com mercado digital esbanjando vagas, Gama Academy lança curso para pagar só depois de contratado

Diário da Cidade

DHL Supply Chain garante distribuição de equipamentos médicos e abastecimento de hospitais durante a pandemia

ABNT sugere indicadores para o desenvolvimento urbano eficiente de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis

Pastor foge da prisão e vai namorar mulher de companheiro de cela

diariodacidade

Pastor presidente é detido por pornografia infantil

diariodacidade

Presidente da Assembleia de Deus é acusado de lavar dinheiro, diz pastor

diariodacidade

Filho de Crente x Filho de ímpio – APÓSTOLO ARNALDO

diariodacidade

Fórum da deep web reivindica massacre em creche de SC e ameaça: “Não foi o último atentado”

diariodacidade

Pastor que orou para Paulo Gustavo morrer, toma atitude após morte do ator

diariodacidade

Bolsonaro faz a mais clara ameaça de golpe: “se não tiver voto impresso, não vai ter eleição”

diariodacidade

Correios lança sistema que agiliza contratação de serviços de transporte

Diário da Cidade

Imposto de Renda 2021: como declarar criptomoedas sem erros?

Pandemia causa perdas de R$12 bilhões para o setor de transporte público

Confira os estados do Brasil com mais vagas de trabalho temporário

Save Ralph: Veganismo cresce ao redor do mundo em respeito ao meio ambiente e animais