Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Robô criado por catarinenses é reconhecido como um dos melhores na Olimpíada Brasileira de Robótica

Os estudantes catarinenses que participaram da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica foram reconhecidos pela criação de um dos melhores robôs da competição. Cleber Alves Junior, Arthur Gabriel Silveira Sophiatti, Bernardo Victoria Escobar Silva e Nicolas Patrick Souza, alunos do SESI Escola de Brusque, ganharam o Prêmio Extra Robustez, que coroa os alunos da equipe que produziu o robô mais robusto (excetuando a campeã da competição, que foi uma escola de Recife-PE). A olimpíada foi realizada em Recife-PE, de 09 a 12 de outubro, e teve apoio do CNPq. O objetivo é estimular as carreiras científico-tecnológicas, além de promover debates e atualizações sobre o tema.

“O principal desafio encontrado pela nossa equipe foi o fato de a nossa mesa não ter ficado pronta para treinar. Sabíamos como ela era, mas somente quando colocamos o robô em funcionamento percebemos a necessidade de alguns ajustes”, explica o jovem Nicolas. “Participar da olimpíada foi gratificante pela experiência vivida e por todo o aprendizado adquirido durante a competição. Ficamos felizes de estar entre os 20 melhores do País numa olimpíada que reuniu, ao todo, 90 equipes”, acrescenta.

O cenário da competição simulou um ambiente de desastre onde o resgate de vítimas precisava ser feito por robôs autônomos para cumprir a missão. Eles deveriam seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. O robô precisava ser ágil para superar terreno hostil (redutores de velocidade) sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima, transportando-a para uma área segura onde os humanos pudessem assumir os cuidados do resgatado.

As equipes participantes disputaram a etapa nacional utilizando kits de robótica de encaixe da Lego Education ou componentes eletrônicos em geral para a construção e programação de robôs. Os estudantes também eram entrevistados pelos jurados para comprovar que eles mesmos montaram e programaram os robôs.

Ainda este ano, estudantes do SESI de Brusque também competiram no torneio internacional First Lego League, realizado nos Estados Unidos de 28 a 30 de abril. Eles encerraram a participação na disputa entre os 20 melhores do mundo.

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana