Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Robozinho ROPE deverá ser ampliado na Rede Municipal de Ensino

Robozinho ROPE deverá ser ampliado na Rede Municipal de Ensino

Os robozinhos ROPE utilizados nos Núcleos de Educação Infantil de Balneário Camboriú, seguem fazendo sucesso entre os pequenos. O ROPE é um brinquedo de programar destinado a crianças na faixa etária de 3 a 7 anos. Até o momento, 1.126 crianças da Educação Infantil participam do programa; mas a meta é que ainda este ano, seja estendido para todas as unidades – Educação Infantil e Fundamental da Rede Municipal, por meio de parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/BC).

Feito de madeira, o ROPE obedece as funções programadas pelas crianças e emite sons e diversas luzes que atraem ainda mais a atenção dos pequenos. A missão de desenvolver o cenário onde melhor se enquadra a brincadeira com os robôs fica por conta do professor da educação infantil. Junto aos robozinhos, os núcleos recebem três tapetes pedagógicos, um com números; outro com formas e o terceiro com a forma de uma pequena cidade, que servem como inspiração para os trabalhos.

O sucesso do ROPE em sala de aula, estimulou que as professoras criassem novos tapetes pedagógicos, para serem utilizados de acordo com as atividades pedagógicas, dentro do currículo da Educação Infantil.

O ROPE auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor. Ele possui quatro botões direcionais, que fazem o robô andar para frente, para trás e girar para os lados; um botão para a execução dos comandos, luzes e sons que facilitam a compreensão das crianças. Os pequenos aprendem com facilidade a traçar tarefas enquanto desenvolvem a cooperação, solucionam problemas e fazem cálculos. “O ROPE é pedagógico. Ele pode ser usado em diversas atividades, contribuindo muito no aprendizado das crianças e tornando esse aprendizado mais divertido”, disse a secretária da Educação, Rosângela Percegona Borba.

O brinquedo inovador permite o uso da tecnologia de maneira divertida e lúdica, sem a necessidade de uso de computadores. “É um projeto que ganhou destaque na mídia nacional e que coloca a Educação de Balneário Camboriú num caminho diferente, onde a tecnologia é usada de maneira responsável, criativa e educativa”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira, informando que o Município é pioneiro no país, na utilização de brinquedos de programar de forma sistemática na Educação Infantil.

O ROPE recebeu, ainda em 2017, reconhecimento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por impacto positivo na sociedade e relevância para o desenvolvimento da computação no país. O projeto foi desenvolvido por alunos e pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite) da Univali e viabilizado através de parceria com o Ministério Público.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Posts Relacionados

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana