Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Rota Cervejeira é lançada oficialmente e promete fomentar o turismo de Joinville

Capacitação dos membros do Núcleo Cervejeiro da Ajorpeme feita pelo Sebrae com apoio da Fampesc, visa desenvolver o turismo de experiência na fabricação de cervejas

 

Joinville produz cerveja há mais de 170 anos. Com o objetivo de fomentar o setor de cervejas artesanais e especiais, a Rota Cervejeira de Joinville foi lançada oficialmente na quinta-feira (14), na Ajorpeme. Com isso, Joinville ganha novos atrativos para turistas e moradores, além de enriquecer as opções de roteiros para agências de viagens.

 

O projeto, idealizado em parceria entre o Sebrae e Núcleo Cervejeiro da Ajorpeme, com apoio da Fampesc, capacitou 11 estabelecimentos para receber turistas ao longo de todo o ano. Segundo a consultora do Sebrae responsável pelo projeto, Julia Nunes, a preparação dos empresários visa garantir que as visitas e degustações sejam experiências enriquecedoras para os visitantes. “Por meio deste projeto, as empresas participantes melhoraram ou criaram novas experiências, valorizando a cultura cervejeira local e ampliando as oportunidades de renda”, explica a consultora.

 

Estão participando da rota a Cervejaria Monte Crista, Cervejaria Opa Bier, Cervejaria Rhein Bier, Cervejaria Gutbrau,  Cervejaria Millebier, Cervejaria Bierval, Cervejaria Haenschbier, Cervejaria River Falls, Rheinkeller Restaurante e Choperia, San Julian Brewpub e Truck Valley Food Park.

 

A cidade de Joinville, reconhecida por sua tradição na fabricação de cervejas, tem um cenário propício para a implementação do turismo de experiência. Com a Rota Cervejeira, as empresas participantes terão a oportunidade de destacar suas marcas e produtos, proporcionando aos visitantes a chance de vivenciar de perto todo o processo de produção e história das cervejas locais.

 

A expectativa é que a Rota Cervejeira impulsione o setor de turismo na região, atraindo não apenas visitantes de outras localidades, mas também fomentando o turismo local, com os próprios moradores aproveitando a oportunidade de conhecer mais sobre a tradição cervejeira da cidade.

 

 Novos sabores a disposição dos joinvilenses e dos turistas

 

Com a novidade, empresários estão investindo em reformas e adequações em suas cervejarias para oferecer produtos e opções mais diversificadas para os turistas. No na Zona Industrial de Joinville, em Pirabeiraba, fica a fábrica da Opa Bier, que faz parte da rota. A cervejaria existe há 17 anos e produz, atualmente, 2 milhões e 600 mil litros de bebidas por mês entre 16 tipos de cervejas, bebidas mistas, refrigerantes e energéticos. A Opa Bier foi a primeira cervejaria de Joinville após o fim das atividades da fábrica da Antarctica, que em 1999 interrompeu uma história de 147 anos de atividade cervejeira na cidade.

 

A Opa Bier já tem visita guiada para mostrar como são produzidas suas premiadas cervejas puro malte, mas atualmente ela acontece apenas uma vez por semana e é dirigida a grupos de no máximo 12 pessoas. Com o ingresso na Rota Cervejeira, haverá mudanças no formato e na frequência. Segundo o gerente de marketing da Opa Bier, Eduardo Mira, as visitas serão dirigidas com apoio de um sistema de áudio para transmitir informações mais completas aos visitantes. “A partir de março de 2024, as visitas serão realizadas para grupos de até 20 pessoas por sessão, sendo 8 sessões por final de semana. Os visitantes vão conhecer os processos tecnológicos, de sustentabilidade e qualidade aliados ao resgate da tradição cervejeira de Joinville”, explica.

 

A Gutbrau, no bairro Vila Nova, já tem a visita guiada com duração de 1h30. Começa com uma apresentação da história da cervejaria e do parque. “Depois, o visitante é levado a um passeio onde apresentamos a importância da água e dos insumos na produção da nossa cerveja, apresentando a plantação de lúpulos. A degustação de cervejas é feita diretamente dos tanques de fermentação com explicação dos técnicos sobre todo o processo de produção das nossas receitas”, explica a sócia administradora Andreia Gutknecht. Fundada há 5 anos, atualmente produz 20 mil litros de 10 diferentes tipos de chope por mês.

 

Oferecer uma experiência completa ao turista também é o objetivo de Brian Bueno, proprietário da Truck Valley Food Park, que irá implantar visita com degustação após receber a capacitação da Rota Cervejeira. “Nos ajudaram a escolher a cuca, da gastronomia regional, para harmonizar com um chope da cidade e isso fez todo o sentido para o público joinvilense e também para os turistas”, revela Brian. A Truck Valley irá oferecer um combo com 3 tipos de cucas (2 salgadas e 1 doce) e cada uma irá harmonizar com um tipo de chope diferente. “Tudo servido em uma bandeja personalizada da Rota Cervejeira. A experiência de saborear a cuca com o chope, faz o sabor de ambas se realçar, gerando uma nova perspectiva de consumo”, completa.

 

A Cervejaria River Falls, que funciona há 6 anos no bairro Bom Retiro e fabrica 4 mil litros de chope por mês, já promove visitação às instalações. “Apresentamos a história da River Falls, falamos sobre o processo de produção e no final fazemos uma degustação guiada de 5 estilos de cerveja, com informações sobre os insumos, estilos, aromas e sabores das cervejas”, explica o proprietário Wander Minini. A cervejaria joinvilense produz mais de 80 rótulos diferentes, e no local há sempre 20 estilos disponíveis nas torneiras.

 

Jaime Dias Junior, gerente da regional Norte Sebrae SC, esteve no lançamento do evento e falou sobre a importância do projeto. “A rota cervejeira é importante não só para as cervejarias, como para o município também. Com a criação de mais uma opção para os turistas, os restaurantes, hotéis e comércio em geral também terão maior visibilidade e aumento de vendas”, destaca.

 

Desde 2016, a Fampesc está envolvida na criação de roteiros cervejeiros em Santa Catarina. “É um momento especial, pois a capacitação que o Sebrae proporcionou para o lançamento da Rota permitiu que os empresários do ramo cervejeiro ampliem o leque de opções para atender o público, divulguem a cultura cervejeira, explorem melhor suas marcas e incrementem a sua renda”, afirma a presidente da Fampesc, Rosi Dedekind.

 

Um dos principais objetivos da Ajorpeme é capacitar seus associados e a Rota Cervejeira vem de encontro com o que a entidade prega. “O Núcleo Cervejeiro está vivendo um novo momento e oferecer as visitas guiadas será um diferencial para o setor”, afirma a presidente da Ajorpeme, Cintia Ebert Huang.

 

Conheça os participantes

 

Cervejaria Bierval

A visita é guiada pelo Val, dono e mestre cervejeiro da Bierval. Ele recebe os visitantes e apresenta a estrutura, processos e insumos da produção, trazendo detalhes únicos, além da degustação de 4 estilos de chope. A visita dura cerca de 1h30.

 

Cervejaria Gutbrau

Além da cervejaria, os visitantes podem passear pelo parque em meio à Mata Atlântica. A Gutbrau oferece visitas guiadas, que vão desde o pé de lúpulo até a degustação de cerveja direto do tanque. Os visitantes poderão conhecer a história, estrutura, os processos e os insumos para que você beba a sua Gutbrau!

 

Cervejaria Haenschbier

A cervejaria tem a temática militar e a variedade de estilos para degustação. As cervejas são condecoradas com diversas premiações. A visitação e degustação no Quartel General da Haenschbier é uma experiência para quem busca conhecimento sobre produção cervejeira (história, processos, insumos e maquinário) e é ávido por degustar inovações de estilos. São dois tipos de pacote, com visita e degustação guiadas por especialistas.

 

Cervejaria Millebier

A Millebier Marquês fará a harmonização de chope artesanal com pratos no estilo “boteco alemão”. As receitas exalam a rica herança dos colonizadores, garantindo uma experiência autêntica e saborosa.

 

Cervejaria Monte Crista

Ao pé da serra do mar, a cervejaria leva o nome de um dos picos mais famosos da região. A visita guiada e degustação no bar da fábrica dura cerca de 1h30, com visita nas dependências da fábrica e apresentação dos processos produtivos. Ao final, fará a degustação das cervejas produzidas com água pura e ph ideal direto de nascentes da região, sem adição de conservantes.

 

Cervejaria Opa Bier

Maior cervejaria da região em capacidade produtiva, a Opa Bier abre suas portas para mostrar como são produzidas suas premiadas cervejas puro malte. Conheça os processos tecnológicos, de sustentabilidade e qualidade aliados ao resgate da tradição cervejeira de Joinville. A visita tem cerca de 1h30 de duração e você vai poder beber uma Opa Bier fresquinha, direto de um tanque de 20 mil litros.

 

Cervejaria Rhein Bier

A cervejaria é fruto de uma tradição familiar que remonta do século 13 e que é preservada até hoje seguindo a Lei de Pureza Alemã. Na visita guiada é possível conhecer muito mais desta história e do processo de fabricação da cerveja.

 

Cervejaria River Falls

Inspirada em cervejarias americanas, a River compartilha o mesmo mascote da cidade – o jacaré Fritz. A visita guiada é realizada apenas para grupos de até cinco pessoas, para que o visitante possa aprender sobre cervejas e ter uma incrível experiência sensorial direto do balcão do bar com os proprietários! São oferecidos 5 estilos de cerveja e é possível conhecer os insumos e segredos das receitas únicas da River Falls.

 

Rheinkeller Restaurante e Choperia

O restaurante traz no ambiente e no cardápio as raízes germânicas da colonização da cidade. Na casa você encontrará as cervejas da Rhein Bier, e poderá aprender mais sobre harmonização de cervejas e comidas com a tábua Harmoniza Bier, uma experiência para todos que querem entender mais sobre o tema. São 4 estilos de cervejas servidas em uma tábua personalizada, junto com quatro petiscos para apresentar as nuances entre as diferentes combinações

 

San Julian Brewpub

O bar serve rótulos de produção própria e o visitante vai se deliciar com a degustação harmonizada de três ícones do cardápio: torresmo, hackepeter e brownie. Este combo especial foi pensado para apresentar os diferentes estilos de cerveja e aprender como harmonizá-las com deliciosos pratos.

 

Truck Valley Food Park

O espaço apresenta uma degustação harmonizada de cervejas artesanais com uma das iguarias mais tradicionais da cidade: a cuca. Cervejas harmonizadas com cucas nas versões doce e salgadas. A degustação permite que você tenha uma nova experiência sensorial, com uma refeição de dois elementos comuns à cultura alimentar joinvilense, mas que nunca foram vistos juntos antes.

Posts Relacionados

4 dicas para montar um bar em casa

Sono é importante para promover saúde física e mental

Orquestra Filarmônica Catarinense divulga 41 músicos pré-selecionados para seu corpo fixo

Tetto BC tem carnaval e jazz no final de semana

“Prédio do Neymar”, Yachthouse, instala pináculos para voltar a ser o maior do Brasil

Atlântico Shopping de Balneário Camboriú recebe Feira de Vinil neste fim de semana

Danilo Gentili apresenta show de stand-up comedy em Balneário Camboriú

Ballet Pilates: saiba mais do método que une passos da dança aos princípios do Pilates

Seis vezes Mr. Olympia, Dorian Yates marca presença inédita em evento de fisiculturismo em Camboriú

Miss Flamengo será Rainha do carnaval no Mato Grosso