Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Rotina é aliada do bebê na hora do sono

Compreender as necessidades do recém nascido auxilia na organização dos momentos de de descanso

 

O primeiro ano de vida do bebê é um período conturbado em relação ao sono e de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Warwick, do Reino Unido (2019) comprova que durante os primeiros três meses de vida do bebê as mães tem até uma hora de sono a menos em relação ao período da gravidez. Já os pais, perdem em média, 13 minutos de sono.
As noites de descanso mais curtas dos pais acontecem porque nos primeiros meses de vida, a criança tem a tendência de dormir e acordar várias vezes durante a noite para se alimentar. Nesta fase o sono do bebê é classificado como ultradiano, ou seja, a rotina de sono é dividida em ciclos menores do que os dos adultos com duração máxima menor que 20 horas.
Por isso, muitas mamães e papais recorrem a recursos como o treinamento de sono que são prejudiciais a saúde do recém nascido. Crianças que são submetidas a esta técnica pode desenvolver transtornos comportamentais como: fobia, transtornos de ansiedade e desamparo aprendido, onde há uma quebra do vínculo materno.
É importante ressaltar que os despertares noturnos são comuns até o primeiro ano de vida. A família deve se preparar para este momento antes mesmo do nascimento do bebê. Durante a gestação os pais devem procurar compreender o processo de sono de um neném e suas necessidades. “Quando o processo de sono do bebê é compreendido, as expectativas que você cria serão mais reais e assim, você não irá cobrar do bebê um comportamento para qual ele não está pronto”, aconselha Flavia Schaidhauer, pediatra. O sono não é uma habilidade a ser aprendida, ele é mais um marco de desenvolvimento. Nos primeiros três meses após o nascimento, o bebê está no período da exterogestação, necessitando estar em contato com sua mãe maior parte do tempo. Por isso, estipular uma rotina rígida não terá nenhum benefício nessa idade, causando apenas frustração e estresse.
Os bebês em aleitamento materno ou mesmo aqueles que fazem uso fórmula artificial podem ou não dormir 10-12h a noite. Eles terão em torno de 1 a 3 despertares noturnos para mamar. Lembrando que se o bebê não solicitar mamada, não precisa acordá-lo.
A partir do quarto mês, é o momento para iniciar o processo de construção dos rituais de sono. Neste período há uma evolução na maturação cerebral do bebê,o que permite períodos de sono mais longo durante a noite e sonecas durante o dia. Com o sono mais consolidado, a criança está apta a aprender horários certos para dormir. E para os pais é o momento de começar a colocar as horas de sono perdidas durante os meses anteriores em dia.
“Seu bebê é seu maior tesouro. Busque ajuda para entender o sono do seu bebê. Procure entender a fisiologia do sono do bebê, converse com seu pediatra.” finaliza a pediatra.

Posts Relacionados

De Vw Voyage a imóveis no litoral: veja os bens dos candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú.

Diário da Cidade

Agência Nacional de Águas inclui Santa Catarina no projeto Monitor de Secas

História em quadrinhos valoriza cultura italiana do sul do Brasil

Prazo para inscrições no Programa de Pesquisa Universal termina dia 23 de setembro

Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos

Setembro amarelo e o tabu com o tema

Projeto de Dário torna inafiançável crime relacionado a pedofilia

Novo protocolo sanitário define regras para retorno de esporte recreativo em SC

Alesc aceita segundo pedido de impeachment de governador e vice

Movimento MP Mulheres SC lamenta “prática de fazer graça com a violência doméstica”

Grupo Pereira dobra as doações do tradicional Troco Solidário

CartonDruck doa mais de 1,3 milhão de copos descartáveis de papel para hospitais de Santa Catarina

A EFICÁCIA DA GRATIDÃO pela psicóloga Sandra Morais

Lei institui Delegacia Virtual da Mulher em Santa Catarina

Diário da Cidade

Produtor artesanal catarinense vai expandir o mercado para todo o território nacional

Cuidados simples evitam a entrada de escorpiões em casa

Diário da Cidade

Governo do Estado entrega nova frota de ônibus escolares

Governo realiza chamada de 36 engenheiros para a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade

Santa Catarina passa a ter ligação aérea com Miami no transporte de cargas

Caixa credita hoje saque emergencial do FGTS para nascidos em junho

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: