Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Safra 2016 termina com a captura de 3,5 mil toneladas de tainha em SC

A Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fapesc) divulgou nesta segunda-feira (1) que os pescadores artesanais catarinenses capturaram 3,578 mil toneladas de tainhas em 2016. O período da pesca do peixe, autorizada pelo governo federal, foi de 1º de maio até domingo (31).

Conforme o presidente da Fapesc, Ivo da Silva, esta foi a melhor safra dos últimos tempos. “Fizemos estatísticas e nos últimos 15 anos nunca tivemos uma safra tão boa, mas temos indicativos que o período pode ser ainda maior, nos últimos 30 anos”, afirma.

Segundo o presidente, 40% da produção do estado foi registrada em Florianópolis. Entretanto, as cidades de Bombinhas, Laguna, Passos de Torres, São Francisco do Sul, Garopaba, Imbituba e a praia da Pinheira, em Palhoça, tiveram relevante participação na safra.

Apesar do término oficial ser em 31 de julho, os cardumes começaram a se afastar da costa catarinense em 20 de julho, em direção ao Rio de Janeiro. Para o presidente, ainda é muito cedo para falar da expectativa de captura em 2017.

“Somente próximo de janeiro nós vamos saber se a safra será produtiva. Depende muito da temperatura da água no período e da reprodução do peixe”, diz o presidente.

Só na Barra da Lagoa, no Leste de Florianópolis, foram 12 toneladas do peixe (Foto: Marcelo João dos Santos/Divulgação)

Medidas para 2017
Apesar da boa safra de 2016, a Fapesc já se prepara para pressionar por liberações de licenças antecipadas para a safra de 2017. “Nós queremos que até fevereiro, no máximo março, as licenças da pesca artesanal sejam emitidas. Neste ano muitos pescadores foram ao mar antes de recebê-las”, disse Silva.

Segundo ele, com isso, houve prejuízo da federação em arcar com despesas de, por exemplo, transporte até Brasília para diálogo com a Secretaria de Pesca em busca de liberação dos alvarás.

A federação também vai buscar regularizar outras modalidades de pesca artesanal da tainha. “Criamos uma comissão que vai buscar a liberação das redes de raia, cerco, cassemalha, entre outras. Queremos que todas as modalidades sejam normatizadas”, disse Silva.

Tainha foi apreendida em Porto Belo nesta segunda-feira (25) (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

Pescadores industriais não receberam autorização
Em 14 de junho, a Secretaria de Aquicultura e Pesca liberou apenas três barcos de Santa Catarina para pesca industrial. Por lei federal, desde 1° de junho pescadores industriais poderiam lançar redes ao mar para pescar tainha.

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) informou nesta segunda (1) não ter a informação sobre o número de peixes pescados pela categoria, mas informou que representantes da Câmara Setorial da Pesca seriam consultados para uma estimativa, não informada até a publicação desta reportagem.

Segundo o Sindipi, medidas serão tomadas ainda este ano para buscar regularizar a situação de pescadores industriais. Ao todo, 43 embarcações tiveram as licenças negadas.

No dia 25 de julho, 50 toneladas de tainhas foram apreendidas no Litoral Norte, conforme a RBS TV.  A safra foi apreendida de embarcações catarinenses que não tiveram a licença para pesca industrial concedida, mas seguiram ao mar. O peixe foi doado.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH